Desde 2012, Santa Catarina não registrava tantas mortes e casos de gripe A. Só no primeiro semestre, o Estado contabilizou 73 mortes e 608 casos graves de complicações pelo vírus influenza A (todos os confirmados até agora são H1N1).

Continua depois da publicidade

Leia mais informações de Joinville e região no AN.com.br

Em 2012, no ano inteiro, foram 727 casos e 75 mortes. A tendência é que o cenário piore nos próximos meses. Especialistas alertam que uma nova onda de circulação do vírus está prevista para o período de frio, responsável pelo pico de casos. A saída para evitar a proliferação é a prevenção e o tratamento precoce da doença. Neste último relatório, Joinville ultrapassou Blumenau no número de mortes em decorrência da gripe A (são sete casos), Blumenau e Jaraguá do Sul, com seis vítimas, vêm na sequência.

Do total de mortes causadas pelo vírus influenza A e B, 88% tinham algum fator de risco associado (doentes crônicos, obesos, idosos). O Oseltamivir (Tamiflu) foi iniciado, em média, seis dias após o começo dos sintomas de síndrome gripal (febre, tosse ou dor de garganta e pelo menos mais um dos sintomas: dor de cabeça, nas articulações e no corpo). A recomendação é a utilização do antiviral em até 48 horas após os primeiros sinais da doença para um tratamento mais eficiente.

Continua depois da publicidade