A conscientização marcará a Caminhada do Dia Internacional da Mulher, que acontecerá nesta sexta-feira em Joinville. A ação, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), começará às 8h30, com concentração na Praça da Bandeira e caminhada a partir das 9 horas. Cerca de 200 pessoas são esperadas para a ação, que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para um problema crônico na cidade e em todo o país: a violência contra a mulher.

Continua depois da publicidade

Só em 2012, no município de Joinville, cerca de 160 casos de violência contra a mulher foram acompanhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), da Secretaria de Assistência Social.

Este é o segundo ano em que a caminhada é organizada e temas como situações de violência contra a mulher e o preconceito serão abordados durante o evento.

– Queremos informar a população e precisamos empoderar a mulher de seus direitos. Vamos aproveitar a ação para divulgar serviços voltados para a mulher no município -, relata a secretária executiva do CMDM, Aline Patrícia Schuchardt.

A caminhada seguirá até a Praça Nereu Ramos, onde acontecerão ações artísticas, como apresentações de canto e aula de defesa pessoal. O evento contará com a presença de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Beneficente Renascer, Comunidade Terapêutica Rosa de Saron, Centro de Referência em Direitos Humanos (antigo Ceavi) e o Consulado da Mulher.

Continua depois da publicidade

As atividades na Praça Nereu Ramos irão se estender até as 12 horas.

Para as pessoas que participarão da caminhada a orientação é que sejam utilizadas camisetas brancas e decoradas e os participantes também podem levar cartazes e faixas com mensagens de conscientização. A ação conta com o apoio do Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran).

Serviço:

O quê: Caminhada do Dia Internacional da Mulher.

Quando: dia 8/3 (sexta-feira), às 9 horas.

Onde: Concentração na Praça da Bandeira.