Mais duas mortes por dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde de Joinville nesta quarta-feira (26). Com isso, a cidade chega a oito óbitos por decorrência da doença em 40 dias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
MP volta a abrir inquérito em Joinville para apurar medidas contra dengue
As vítimas mais recentes são uma mulher, de 98 anos, com comorbidades, moradora do bairro Bom Retiro, e um homem, de 23, sem comorbidades, morador do Paranaguamirim. A idosa morreu no hospital da rede pública no dia 3 de abril, e o jovem, no dia 18 de abril.
Dois jovens já perderam a vida pra doença neste ano em Joinville. Além do rapaz de 23 anos, uma mulher de 26 anos, moradora do bairro Jardim Paraíso, faleceu em março por complicações da dengue. Esta, inclusive, foi a primeira morte de 2023.
Continua depois da publicidade
As outras vítimas foram uma mulher de 54 anos (segunda morte), outra de 34 anos (terceira morte), um homem de 78 anos (quarta morte), idosa de 94 anos e mulher de 31 anos (quinta e sexta mortes).
Com epidemia de dengue, MP reabre inquérito para investigar ações da prefeitura
Neste ano, 5,6 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville e há mais de 17 mil em investigação. A cidade vive uma epidemia da doença e, por causa disso, o Ministério Público de Santa Catarina voltou a abrir inquérito civil para apurar as ações de enfrentamento da doença no município, conforme adiantou o colunista Jefferson Saavedra.
Procedimentos semelhantes estão sendo instaurados em outras cidades do Estado após informe epidemiológico ter apontado que metade dos municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegipty, sendo que cinco atingiram o patamar de epidemia, incluindo Joinville.
No ofício a ser enviado à Secretaria de Saúde de Joinville, a 15ª Promotoria de Justiça faz uma série de questionamentos, como quais providências estão sendo tomadas no combate à dengue e se será solicitado auxílio financeiro ao governo do Estado, entre outras perguntas.
Continua depois da publicidade
Este inquérito foi aberto em 2021 e arquivado no final de 2022. No ano passado, a cidade registrou 21,3 mil casos de dengue e 19 mortes.
Leia também
Comissão da Saúde em Joinville quer ouvir ex-secretário e busca resposta para falta de médicos
Na véspera de assembleia de servidores, Joinville confirma reajuste pela inflação
Vacina bivalente contra a Covid-19 é liberada para maiores de 18 anos em Joinville