O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, será convocado pela Câmara de Joinville para falar sobre o programa de escolas cívico-militares em Joinville. O tema tem gerado discussões desde que o governo federal anunciou o fim do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), em julho deste ano. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A manutenção do programa já foi debatida em audiência da comissão, no mês passado, com opiniões favoráveis. À época, o secretário afirmou que o prefeito Adriano Silva (Novo) estava em contato com o governador Jorginho Mello (PL) sobre o assunto. O novo encontro vai acontecer no dia 29 de agosto. 

Naquele momento, Calegari disse que o principal impedimento era a falta de militares da reserva para atender à demanda local. Ao NSC Total Joinville, a Secretaria de Educação diz que está trabalhando no planejamento para definir a melhor forma para manutenção do programa na rede municipal de ensino. 

Em julho, porém, a prefeitura de Joinville disse que iria seguir a decisão do governo federal, mas que aguardava orientações sobre como avançar na mudança. 

Continua depois da publicidade

A Presidente Castello Branco, no bairro Boa Vista, única escola cívico-militar municipal em Joinville, já era uma unidade municipal antes de se tornar militar.

Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), já anunciou a continuidade do programa na educação estadual.

Leia também

Após quase quatro anos, Joinville volta ter obra de duplicação

Com calor no inverno, temperatura pode chegar a 35ºC nesta semana em Joinville

Vereadores aprovam projeto que promove grafites em pontes, viadutos e paredes de Jaraguá do Sul