Joinville publicou novo decreto nesta terça-feira (29) com medidas que passarão a valer a partir de amanhã, quarta-feira (30), no município. Dentre as medidas, parques aquáticos poderão voltar a funcionar, com 50% do limite de ocupação.
Continua depois da publicidade
Estabelecimentos comerciais também poderão aumentar a capacidade de atendimento ao público de 30%, como estava sendo feito desde o fim de julho, para 50% da capacidade total de lotação.
São eles: shoppings, supermercados, academias, igrejas e templos religiosos, serviços de atendimento presencial ao público (exceto bancos, lotéricas, serviços de assistência à saúde e social) e espaços abertos de entretenimento. As medidas são válidas por sete dias.
O decreto ainda mantém a suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que envolvam reunião de público. Eventos realizados nas modalidades drive in e drive thru não sofreram alterações, mas devem manter os parâmetros de segurança. Além disso, as medidas sanitárias devem continuar valendo na cidade.
Continua depois da publicidade
Em relação à capacidade de público em hotéis, pousadas, albergues e outros meios de hospedagem, as determinações seguem os parâmetros estabelecidos pelo governo de Santa Catarina.
Conforme a Portaria vigente no Estado, o limite de ocupação varia de 30% a 100% dos leitos, dependendo da classificação de Risco Potencial da Região de Saúde para Covid-19. No caso de Joinville, avaliada como risco grave (cor laranja), o limite a ser respeitado é de 60%.
> Regiões Norte e Nordeste de SC somam 536 mortes por coronavírus
Os horários de atendimento em bares e restaurantes está limitado entre 6h e 23h, sendo proibida a entrada de novos clientes após o horário limite. No entanto, o município permite a permanência dos clientes que já estavam no estabelecimento até uma hora a mais.
Confira o decreto na íntegra:
Estado oficializou medidas na região Nordeste de SC
Na última segunda-feira (28), o Governo do Estado emitiu uma deliberação com definições sobre as medidas de prevenção ao coronavírus por meio da Comissão Intergestores Regional (CIR). O documento apenas oficializa as flexibilizações que as prefeituras já haviam adotado após as cidades da região Norte e Nordeste mudarem a situação de “gravíssimo” para “grave” na matriz de risco do coronavírus. A macrorregião era a única a constar no patamar mais elevado de risco da pandemia no estado.
Continua depois da publicidade
As principais medidas estão relacionadas às ocupações em igrejas; academias; horários de bares e restaurantes; além da liberação de práticas esportivas em espaços abertos, como o acesso ao Mirante de Joinville, por exemplo.
A partir desta terça-feira, a prática do futebol amador também está liberada sob requisitos de prevenção ao coronavírus. Com relação ao futsal, o Campeonato Catarinense também foi autorizado a voltar. Ele estava suspenso em todo o estado em razão da condição gravíssima que o Nordeste de SC apresentava.
> Acesso ao Mirante de Joinville pode voltar a ser fechado se regras não forem cumpridas, diz Saúde