Joinville ultrapassou a quantidade de focos do mosquito da dengue registrados em todo o ano passado. Nos três primeiros meses de 2019, a cidade já atingiu 816 focos positivos, contra 806 em todo o período de 2018. A Vigilância Ambiental continua em alerta para combater a proliferação do Aedes aegypti na cidade.
Continua depois da publicidade
— Há uma grande quantidade de vetores no município, então comunidade tem que nos ajudar olhando semanalmente os terrenos para ver se tem algum acúmulo de água e eliminar qualquer tipo para conter a proliferação do vetor — afirma Nicoli dos Anjos, coordenadora da vigilância.
Desde a última semana, agentes de endemias realizam um mutirão, com o apoio do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, para combater os vetores. A equipe visita as residências nos bairros considerados infestados, como Boa Vista e Fátima, à procura de recipientes e locais que possam ser criadouros do inseto. As ações se estendem até a próxima semana.
O alerta à prevenção também ocorre após a confirmação de dois casos autóctones – contraídos dentro do município –, a Vigilância agora investiga cinco casos suspeitos de dengue no município. Somente após essa apuração é que será possível afirmar se foram situações adquiridas dentro da cidade ou importadas.
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão do zika vírus e da febre chikungunya.
Continua depois da publicidade