Joinville chegou a marca de 2 mil mortes por Covid-19 neste domingo (31), sendo a primeira cidade do Estado a atingir o número. Além disso, é o município com mais casos confirmados, com 117.618; entre esses, 563 casos ativos. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Por ser a maior cidade do Estado, há uma grande diferença sobre os habitantes de outros municípios, o que impacta diretamente nos números da pandemia. Joinville, tem quase o dobro de mortes que Florianópolis, com 1.091 óbitos, e quase o triplo de Blumenau, onde 667 pessoas morreram.

Veja as cinco cidades com mais mortes por Covid-19 em SC

Vacinação é a única saída para reduzir a letalidade da doença

Apesar de atingir essa triste marca, a expectativa é de melhora no quadro sanitário em Joinville, principalmente com o avanço da vacinação. Até o momento, dos mais de 597 mil joinvilenses (segundo estimativa de 2020 do IBGE), 395.521 se imunizaram com a segunda dose ou dose única da vacina, ou seja 66,25% da população.

Covid-19: “nosso maior desafio é a segunda dose”, diz secretário de saúde de Joinville

Continua depois da publicidade

Para o mês de novembro, Joinville pretende aplicar pelo menos 100 mil doses de vacinas. De acordo com o secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, o mês é considerado “decisivo” para que a cidade alcance a meta de contar com pelo menos 85% da população, com 12 anos ou mais, vacinada com a segunda dose antes do recesso do final do ano.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Outubro tem redução no número de mortes por Covid em Joinville

Uma Joinville inteira morreu vítima do coronavírus em todo o Brasil

Joinville adota modelo espontâneo de vacinação contra a Covid; entenda como vai funcionar