Joinville chegou a 185 mortes por coronavírus, segundo os dados divulgados pelo Governo do Estado nesta terça-feira (11). O número é superior ao informado pela Prefeitura de Joinville, que no boletim desta terça-feira divulgou que a cidade chegou a 176 mortes. Os dados municipais e estaduais também diferem na contagem de casos positivos na cidade desde o início da pandemia. 

Continua depois da publicidade

Joinville chegou ao pico da pandemia, diz secretário de saúde

Enquanto a prefeitura divulgou que 11.481 diagnósticos positivos já foram realizados, o painel do Estado ainda aponta 9.155 casos na cidade. A Secretaria de Saúde pela reportagem foi questionada a respeito da diferença entre os números, e informou que houve uma revisão nos dados e que a Prefeitura de Joinville precisa verificar o novo relatório e fazer as correções. Nos dados estaduais, a macrorregião Norte e Nordeste de Santa Catarina já registrou 16.448 casos de moradores infectados pelo novo coronavírus, e 285 mortes. 

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Nesta terça-feira, 246 pessoas estavam internadas nas áreas exclusivas para pacientes com Covid-19 em Joinville, entre hospitais públicos e particulares. Destas, 191 tiveram a confirmação da doença por testes, enquanto 52 estavam aguardando resultado — 13 delas em leitos de UTI.

Continua depois da publicidade

> Avaliação de risco da pandemia não aponta mudança no isolamento em Joinville e região

Na rede pública, há apenas duas vagas para pacientes com Covid-19, mesmo depois do Hospital São José ampliar o atendimento na unidade. Até segunda-feira, o hospital possuía 40 leitos e, nesta terça, abriu mais cinco vagas. Mesmo assim, às 18 horas, a ocupação na UTI exclusiva para coronavírus no hospital era de 98%.

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina

No Hospital Regional Hans Dieter Schmitd, das 20 vagas, 19 estavam ocupadas. Já no Hospital Bethesda, que criou uma UTI especialmente para atender durante a pandemia, as dez vagas estão ocupadas. Há um planejamento para abertura de mais oito leitos no Bethesda em 17 de agosto, se os respiradores pulmonares e outros equipamentos chegarem até esta data. 

Em entrevista à Rádio Globo Joinville, o secretário da saúde, Jean Rodrigues da Silva, afirmou que Joinville está passando pelo momento de pico da pandemia do coronavírus. Ele explicou que as evidências podem ser vistas no inquérito epidemiológico realizado pelo município, além dos dados referentes aos casos confirmados, mortes e ocupação de leitos.

>Perguntas e respostas sobre a vacina russa contra a Covid-19