Joinville assinou o contrato para a instalação de fiscalização eletrônica de trânsito nesta terça-feira (6). Ao todo, serão 101 equipamentos instalados, que irão totalizar 222 faixas monitoradas. A cidade terá 47 radares, 29 lombadas eletrônicas e 25 semáforos.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Conforme a prefeitura, os serviços serão realizados durante quatro anos e dois anos, contando com equipamentos, implantação, operação, manutenção preventiva e corretiva, além de licenças de software e suporte técnico.

A assinatura do contrato ocorre após a empresa ter sido aprovada na etapa de teste de escala real, realizado por meio da instalação de um equipamento de fiscalização eletrônica de avanço de sinal, no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e Gothard Kaesemodel. Durante o período de avaliação, o Detrans constatou questões como a integração de funcionalidades, os arquivos gerados, os relatórios e as imagens produzidas, recebidas e transmitidas, com o objetivo de comprovar se o equipamento atendia às exigências do edital.

Agora, o Detrans se prepara para a emissão da ordem de serviço e, a partir de então, a empresa terá 180 dias para concluir a instalação dos equipamentos. Os equipamentos terão a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), leitores que registram imagens de identificação das placas dos veículos.

Continua depois da publicidade

Além da fiscalização eletrônica, os equipamentos também vão ser utilizados pelas forças de segurança. Com valor de R$ 25 milhões, o acordo foi feito entre prefeitura, Departamento de Trânsito (Detrans) e a empresa Eliseu Kopp & Cia. Ltda.

Falta de radares aumentou o número de acidentes

De acordo com dados estatísticos dos registros de acidentes de trânsito com vítimas, feitos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, houve acréscimo no número de acidentes quando comparados os anos de 2010 e 2020, com o ano de 2021 quando encerraram os serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estatístico.

Em 2019, foram registrados 3.593 acidentes de trânsito. Em 2020, período em que houve diminuição na circulação de veículos em decorrência da pandemia, aconteceram 3.303. Em 2021, quando encerrou o contrato para fiscalização automática, o número chegou a 3.864 acidentes e no ano passado, 3.913. Até abril deste ano já foram 1.193 acidentes com vítimas.

Outro número que chama atenção no relatório dos Bombeiros é o aumento expressivo na quantidade de atropelamentos. Somente nos primeiros quatro meses de 2023 foram 240 ocorrências. Enquanto que em todo o ano passado foram 271 casos, quase a mesma quantidade registrada em 2021 (262).

Continua depois da publicidade

Rua das Palmeiras: de jardim dos príncipes a símbolo de Joinville

Leia também

Joinville atinge 22 mortes por dengue em 2023 e supera número de óbitos de todo ano passado

VÍDEO: Coruja se esconde embaixo de cama e passa madrugada até ser descoberta em SC

“A gente não é invisível e tem direito a ocupar os espaços”, diz Lázaro Ramos em Joinville