A prefeitura de Joinville anunciou a criação do “plano municipal de segurança nas escolas” nesta terça-feira (11). Entre as novidades, estão rondas da Guarda Municipal (GM) próximas dos ambientes educacionais, acesso com reconhecimento facial e reforço nos cercamentos. A iniciativa acontece dias após o ataque contra a creche de Blumenau. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Conforme o município, a atuação da Guarda Municipal deve ser intensificada, com uma guarnição em cada região da cidade, durante o horário de aulas. Ela vai acontecer em todas as unidades das redes municipal, estadual e particular de Joinville. 

Entre as novas medidas, a prefeitura vai solicitar ao governo estadual que todas as escolas da cidade tenham policiais militares da reserva armados nas unidades educacionais. Além disso, a Secretaria de Educação deve elaborar edital para contratação de sistema de acesso com reconhecimento facial para as unidades da rede municipal. A ideia é restringir a circulação de público nas escolas e CEIs.

O plano ainda conta com revisão do cercamento dos espaços educacionais, botão do pânico, vigilância presencial durante o horário de aula, câmeras de segurança, portões fechados fora do horário das aulas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Câmara de Joinville tem mais uma proposta sobre segurança em escolas

O que Joinville vai fazer para evitar ataques em creches e escolas

Professor de Joinville que apoiou ataque a creche é afastado pela Secretaria de Educação