Se a torcida do JEC esperava por um presente de Natal para tentar esquecer os fracassos do time em 2016, vai ter de se contentar com o que já recebeu. A menos de dez dias do início da temporada 2017, o Joinville está com boa parte do elenco definido. A rigor, o clube ainda busca dois reforços para as laterais.
Continua depois da publicidade
Seis atletas foram contratados até o momento: o lateral direito Caíque, que vem do Confiança-SE; os zagueiros Max, ex-Remo-PA, e Henrique Mattos, que estava no Sport-PE; o meia Lúcio Flávio, ex-ABC-RN; e os atacantes Ciro, também ex-Remo, e Fabinho Alves, que estava no Paysandu-PA.
Destes, Lúcio Flávio é de longe o mais conhecido. Defendeu times como o Botafogo e agora, aos 37 anos, tem a missão de dar segurança aos mais jovens. Até porque entre seis e sete atletas das categorias de base, que disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior, serão promovidos ao profissional.
Do elenco que encerrou o ano rebaixado para a Série C do Brasileiro, apenas nove continuarão na Arena, sendo três deles goleiros: Jhonatan, Matheus Albino e Felipe. Os outros remanescentes são o lateral esquerdo Fernandinho, os volantes Naldo e Kadu, os meias Juninho e Matheus Silva e os atacantes Aldair e Adriano. O artilheiro Jael também pode continuar, mas a sua situação continua indefinida.
Continua depois da publicidade
Vinte e um atletas tiveram seus contratos não renovados ou foram devolvidos aos clubes de origem. Conforme o presidente Jony Stassun, a ideia é formar uma equipe que mescle juventude e experiência e possa brigar por títulos.
– Fiquei marcado pela queda para a Serie C e agora preciso reconquistar a confiança do torcedor – admitiu Jony, em entrevista dada ao “AN” na última semana.
O que parece bem claro é que diferentemente do ano passado, quando fez contratações sem muito critério e trocou de técnico quatro vezes, na próxima temporada, a diretoria adotará uma postura mais controlada. A efetivação de Fabinho Santos no comando do profissional já foi um sinal de mudança.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Treinador jovem – tem 43 anos -, Fabinho conhece bem o Tricolor. Foi jogador do clube no final da década de 1990 e trabalhou um bom tempo nas categorias de base, levando o time sub-20 às semifinais da Copa Brasil da categoria em 2015.
– O JEC está mudando. Fizemos contratações pontuais e trouxemos atletas experientes para fazer um mix com os mais jovens. O objetivo é montar um time competitivo e aguerrido – destacou o presidente.
Vale lembrar que além do Estadual, o JEC disputará a Primeira Liga e a Copa do Brasil no primeiro semestre de 2017, competições que podem reforçar o caixa do clube se o time avançar fases.
Continua depois da publicidade
Quem fica para 2017
GOLEIROS
– Jhonatan, Matheus Albino e Felipe.
LATERAIS
– Caíque e Fernandinho.
ZAGUEIROS
– Danrlei, Max e Henrique Mattos.
VOLANTES
– Naldo e Kadu.
MEIAS
– Lúcio Flávio, Juninho e Matheus Silva.
ATACANTES
– Aldair, Adriano, Ciro e Fabinho Alves.
Quem deixa o clube
GOLEIRO
– Samuel Pires.
LATERAIS
– Reginaldo, Robertinho, Everton Silva e Diego (deve ser emprestado para o futebol japonês).
ZAGUEIROS
– Jaime, Ligger e Rafael Donato.
VOLANTES
– Diones, Bertotto, Paulinho Dias e Tinga.
MEIAS
– Bruno Farias, Bruno Ribeiro, Carlos Alberto e Thomás.
ATACANTES
– Claudinho, Erick Luís, Fernando Viana, Giva e Heliardo.
* Seis ou sete jogadores que disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior serão incorporados ao time principal. Além deles, o JEC quer contratar mais dois laterais (um direito e um esquerdo).