O reforço policial sonhado pelas entidades representativas de Joinville, que, na semana passada, pediram ao governo do Estado o incremento de 950 agentes civis e militares na cidade, está longe de ser anunciado.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a expectativa é de que pelo menos encaminhamentos pontuais sejam anunciados hoje, às 10 horas, em reunião a convite do Comitê de Segurança da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, na própria SDR.

Estão confirmadas as presenças do comandante da Polícia Militar de SC, coronel Valdemir Cabral, e do chefe da Polícia Civil, Aldo Pinheiro. As vindas do secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, e do secretário da Justiça e Cidadania, Sady Becker, dependiam de confirmação nesta segunda. Se não vierem, os dois devem enviar representantes das pastas para a reunião.

Tópico já adiantado na pauta é a possibilidade de contratação de agentes temporários para ajudar nos serviços burocráticos da Polícia Civil de Joinville, o que liberaria policiais concursados para a investigação. Não há certeza sobre datas ou números, mas a alternativa foi sinalizada durante o encontro de parte da cúpula da segurança pública com representantes da Acij e da CDL, na semana passada.

Continua depois da publicidade

Segundo a titular da SDR, Simone Schramm, também há interesse de que os próximos concursos públicos para a PM sejam regionalizados para que os aprovados atuem na cidade.

>> Leia mais notícias sobre segurança