A prefeitura está pronta para realizar o recapeamento das ruas Jerônimo Coelho e Visconde de Taunay, no Centro de Joinville. Pelo menos foi o que garantiu o prefeito Adriano Silva (Novo) durante live nas redes sociais nesta semana.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
– Nós estamos prontos para fazer o recapeamento da Via Gastronômica e da Jerônimo Coelho, mas estamos impedidos por uma questão judicial. Tem um processo acontecendo e o juiz solicitou uma perícia dessa obra – explicou.
Segundo ele, enquanto a perícia nas obras de macrodrenagem do rio Mathias não for concluída, o município não pode fazer qualquer interferência nas duas ruas. Adriano afirmou também que já pediu celeridade nesse processo para que possa começar o recapeamento.
– Nós estamos aguardando ter a liberação, pelo menos, para recapear a Visconde de Taunay e Jerônimo Coelho. Talvez colocar paver para deixar essas ruas bonitas novamente – complementou.
Continua depois da publicidade
O plano da prefeitura é fazer a recuperação das duas vias enquanto o processo judicial corre paralelamente. Em 1º de fevereiro também terá início da investigação da CPI do rio Mathias, instaurada neste mês pela Câmara de Vereadores de Joinville.
> Lideranças de Joinville querem volta de voos para Congonhas
Situação das obras de macrodrenagem
Iniciadas em 2014, as obras tinham plano de conclusão em 2016, com implantação de galeria subterrânea entre a rua Eusébio de Queiroz e o rio Cachoeira e construção de estação de bombeamento e reservatória sob a praça Dario Salles.
No entanto, por uma série de motivos, os trabalhos atrasaram e o contrato foi rescindido pela prefeitura há seis meses. A alegação foi de descumprimento contratual pelas empresas. Em torno de 70% das obras previstas foram realizadas.
Para a retomada da macrodrenagem, será preciso realizar nova licitação, ainda sem previsão. Se as obras não forem concluídas, há risco de a prefeitura de Joinville ter de devolver o dinheiro já utilizado. A intervenção na área central para reduzir os alagamentos foi bancada pelo governo federal, a fundo perdido (sem necessidade de pagamento).
Continua depois da publicidade
Leia também
> Idosos de lares para terceira idade começam a ser vacinados em Joinville
> Enfermeira de Joinville recebe vacina contra coronavírus no dia do aniversário