Após enviar mais de 600 toneladas de mantimentos doados para cidades do Rio Grande do Sul na última semana, o município de Joinville organizou uma força-tarefa para auxiliar nos trabalhos de resgate e recuperação em solo gaúcho. A cidade de Guaíba foi a escolhida pela Prefeitura de Joinville para receber uma equipe composta por representantes da Defesa Civil e Bombeiros Voluntários.

Continua depois da publicidade

As equipes deverão auxiliar no mapeamento de situações de risco e nos trabalhos de resgate em regiões afetadas pelas enchentes nas últimas semanas. Uma equipe embarca nesta quarta-feira (15), com retorno estimado para domingo (19). Posteriormente, o envio de novos reforços de pessoal e maquinário deve ser realizado.

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Em entrevista à Rádio CBN Joinville, o secretário municipal de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, falou sobre a missão precursora para levantar as principais necessidades de Guaíba.

— Essa equipe vai mapear as reais necessidades, trazer as informações para Joinville, para aí sim montar um time e levar aquilo que eles precisam. Nós temos uma expertise dentro de um plano de contingência que é muito bem montado, mas além de ajudar, vamos também aprender com situações dessa natureza para que estejamos ainda mais preparados — afirmou.

Continua depois da publicidade

Ao lado de Rigo, integram a missão o diretor executivo da Secretaria de Governo, Gustavo Prim, o coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, e bombeiros voluntários, como Fernando Quadra, que ao lado de Jairo já esteve no Rio Grande do Sul na semana passada em ações de resgate.

A cidade de Guaíba fica na Região Metropolitana de Porto Alegre e tem 95 mil habitantes. Na localidade, há cerca de 57 mil pessoas desabrigadas, sendo 38 mil de Guaíba e outros 19 mil de Eldorado, município vizinho que também foi atingido. Na última terça-feira (14), a prefeita em exercício de Joinville, Rejane Gambin, conversou com o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, para formalizar o apoio e alinhar o envio dos profissionais.

Na última semana, Joinville operacionalizou a central solidária por iniciativa do Rotary Club com apoio da prefeitura e dos Bombeiros Voluntários, arrecadando mais de 600 toneladas de mantimentos que foram enviados em 30 carretas aos municípios de Estrela, Lajeado e e cidades da região do Vale do Taquari. Além disso, a coordenação da Defesa Civil de Joinville realizou duas viagens para a região metropolitana de Porto Alegre para ajudar nos resgates. À CBN, o diretor executivo da Secretaria de Governo de Joinville, Gustavo Prim, revelou que como o dinheiro público é destinado para ser utilizado na própria cidade, precisou fazer uma consulta ao TCE para entender os trâmites legais no auxílio.

— Com ajuda da Procuradoria e da Controladoria Geral do Município, a prefeitura acionou o Tribunal de Contas do Estado com questionamentos para entender o que Joinville pode disponibilizar dentro da legalidade. O TCE fez a atualização da cartilha, e hoje já estamos respaldados para enviar mão de obra e equipamentos próprios. Agora é ver com a equipe local no que podemos auxiliar — explicou.

Continua depois da publicidade

Números do desastre

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul afetou 449 dos 497 municípios do Estado e causou 149 mortes até a manhã desta quarta-feira (15), além de afetar o fornecimento de água tratada e de energia elétrica em centenas de milhares de imóveis. A chuva também levou o Guaíba ao maior nível já registrado, batendo o recorde de 5,35 metros. Há confirmação de 806 pessoas feridas e pelo menos 108 que seguem desaparecidas. São 538,2 mil gaúchos desalojados e outros 76,5 mil pessoas em abrigos.

Veja fotos da ajuda de Joinville ao RS

Leia também

Coordenador da Defesa Civil de Joinville relata experiência voluntária em resgate no RS

Semana de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental é promovida na Univille

Mosquitos devem ser soltos em Joinville no segundo semestre para combate à dengue