Pela primeira vez, o Setembro Amarelo, movimento que busca chamar a atenção da sociedade para a questão do suicídio como um problema de saúde pública e que pode ser evitado, ganha espaço nas ruas de Joinville.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Nesta quarta-feira, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) estarão no Centro para entregar adesivos, laços amarelos e panfletos abordando a campanha, que tem como slogan: Falar é a melhor solução.
Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para os shoppings Mueller e Cidade das Flores, também no Centro. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a prevenção ao problema, já considerado de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
– Dados da OMS apontam que 90% das pessoas que buscam ajuda têm condições de não cometer suicídio. E se o assunto é considerado de saúde pública, precisa ser tratado com informação – explica a coordenadora do CVV de Joinville, Solange Coral.
Continua depois da publicidade
O posto do CVV local conta com oito voluntários, que prestam atendimento gratuito 24 horas por dia por telefone ou presencial. Por mês, em média, são 45 ligações. A voluntária Lilian Fuganti explica que a conversa é sigilosa, anônima e confidencial.
– Nosso objetivo é dar apoio emocional, conversar sem julgamentos. Quanto mais a pessoa falar, mais sua angústia vai diminuir. Fomos preparados para ajudar essas pessoas – explica.
O Setembro Amarelo é um movimento mundial realizado há alguns anos e estimulado por entidades médicas e pelo Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp). No Brasil, a campanha é desenvolvida pelo segundo ano. A cor amarela foi escolhida por representar a vida, a luz e a alegria.
Motivos para prevenir:
– Segundo a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.
– O Brasil é o 8º em números absolutos de suicídio no mundo (11.821 em 2012) e lidera entre os países latino-americanos.
Continua depois da publicidade
– Um brasileiro morre vítima do suicídio a cada 45 minutos
– Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% nas mortes no País.
CVV de Joinville
Endereço: Rua Jaguaruna, 13, Centro (anexo ao Corpo de Bombeiros). Atendimento pelo telefone (47) 3422-0800, de segunda a segunda, das 7h30 às 11h30, e de terça a sexta, das 19 às 23 horas. Atendimento gratuito 24 horas por dia pelo telefone 141. Ou por chat, e-mail e Skype por meio do site.