Nesta sexta-feira, os hospitais públicos de Joinville voltaram a registrar 100% de ocupação nos leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus. Todos os 76 leitos exclusivos para pessoas em estado grave após infecção por Covid-19 estavam ocupados. Nos três hospitais da rede particular com leitos de UTI para adultos com Covid-10, das 65 vagas, 51 estavam ocupadas.
Continua depois da publicidade
Joinville atinge 200 mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus
A partir desta segunda-feira (17), haverá ampliação do número de leitos públicos de UTI Covid, com oito novas vagas no Hospital Bethesda, no Distrito de Pirabeiraba. O hospital, que não tinha UTI antes da pandemia — o setor estava em construção — agora terá 18 leitos, utilizados exclusivamente para pacientes diagnosticados com a doença. Quando as primeiras dez vagas foram abertas, o setor lotou em quatro dias.
A criação dos novos leitos foi viabilizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde. O investimento foi de R$ 1,48 milhão, e possibilitou a realização de adequações estruturais, aquisição de equipamentos e contratação de equipe profissional. O município também cedeu oito respiradores que retornarão ao patrimônio do Hospital São José após o período de pandemia, quando os leitos estruturados temporariamente no Hospital Bethesda forem desativados.
Continua depois da publicidade
>> Painel do Coronavírus: veja todos os dados sobre a doença em SC
Além dos pacientes que já estão na instituição, na enfermaria, os novos leitos também receberão pacientes encaminhados pelo Hospital São José e pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Hospital São José também passou a oferecer cinco novas vagas nesta semana, que rapidamente foram ocupadas. Outros cinco leitos de UTI Covid serão abertos na próxima semana no São José, de acordo com a Prefeitura de Joinville.