Joinville abrirá 18 novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus nos próximos 15 dias. A confirmação foi do secretário municipal da saúde, Jean Rodrigues da Silva, em entrevista à CBN Joinville, na manhã desta terça-feira (9). Ele ainda contou que outros dez leitos de tratamento semi-intensivo serão efetivados na UPA Leste para ajudar no combate à pandemia.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Os 18 novos leitos serão abertos no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em parceria com o governo do Estado. Para efetivar a abertura dos leitos, o município se colocou à disposição do Estado para realizar a contratação das equipes de profissionais que vão trabalhar nos leitos.
– São aqueles leitos que vêm sendo falados há mais de um ano e que não foram abertos antes porque não tinha condições. Algumas situações nos últimos dias nos possibilitaram fazer a abertura – explica o secretário.
Segundo Rodrigues, a prefeitura encontrou um novo modelo de contratação de profissionais que possibilitou avançar na abertura dos leitos no Hospital Regional. Mesmo assim, eles não serão suficientes para atender toda a demanda.
Continua depois da publicidade
– São 28 leitos para mais de 30 pessoas que estão aguardando, então todo o esforço que está sendo feito ainda é insuficiente se todos não fizerem sua parte – reforça.
> Internações em Joinville por Covid-19 continuam aumentando; boletim de divulgação tem mudança
Ouça a entrevista completa:
Dez leitos já estão ativos, diz hospital
O município informa que abrirá 18 novos leitos, mas o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt esclareceu que a nova UTI da instituição já tem dez leitos ativos desde outubro de 2020. Desde então, eles já atendem pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Em nota, o Hospital Regional informou que a estrutura conta ainda com oito leitos de UTI que podem ser ativos, necessitando apenas de contratação de profissionais para ativação.
A instituição disse que a Secretaria de Estado da Saúde realiza constantemente processos seletivos para contratação de profissionais, principalmente de médicos intensivistas e emergencistas, porém, a quantidade de candidatos inscritos é inferior à quantidade de vagas ofertadas.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o Hospital Regional conta com dez leitos de UTI geral, dez leitos de UTI Cardio e 20 leitos de UTI Covid ativos.
Sem leitos de UTI em Joinville
Segundo o painel do município, a cidade tem 149 pessoas adultas internadas em leitos de UTI exclusivos para Covid-19 nesta terça-feira. Outros 198 pacientes diagnosticados com coronavírus ocupam leitos de enfermaria nos hospitais privados e públicos. Na entrevista à CBN Joinville, o secretário da saúde afirmou que não há vagas em UTI ou semi-intensivo para ninguém.
– Neste momento, não existe mais diferenciação de classe social. Quem precisar, não vai ter leitos. Então, é o momento em que precisamos diminuir a circulação de pessoas – explicou.
De acordo com Rodrigues, a rede privada também busca a abertura de novos leitos para atender a demanda de pacientes com coronavírus. No fim de semana, a Unimed Joinville emitiu comunicado informando que todos os leitos de UTI – gerais e exclusivos para Covid-19 – estavam lotados. O mesmo aconteceu com o Hospital Bethesda.
Continua depois da publicidade
Leia também
> Toque de recolher de Joinville tem previsão de multa
> Joinville define multa de R$ 6,3 mil para ônibus com lotação acima do limite