A economia de Joinville abriu 3.310 novos empregos em fevereiro. O número representa a diferença entre contratações e demissões realizadas no mês. Os dados foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Continua depois da publicidade

Na comparação com janeiro, quando foram criados 1.104 empregos, o saldo cresceu cerca de 200%. O bom resultado se deve, principalmente, à indústria da transformação, que abriu 1.652 postos de trabalho, e ao setor de serviços, que contabilizou 1.316 novas vagas. O comércio (+219) e a construção civil (+131) também apresentaram bom desempenho.

Santa Catarina registra recorde para o mês

Em Santa Catarina, a geração de postos de trabalho em fevereiro foi histórica. Foram criados 27.891 empregos com carteira assinada, 1,4% a mais do que em janeiro. O Estado registrou o maior crescimento na abertura de vagas em todo o País.

O setor que mais abriu postos de trabalho no Estado foi a indústria de transformação (13.180 vagas), com destaque para a têxtil (3.533 postos), a alimentícia (1.623) e a mecânica (1.506). O segundo maior gerador de empregos foi o setor de serviços (7.051 vagas).

Continua depois da publicidade

O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Glauco José Côrte, diz que o resultado é reflexo da confiança dos empresários na recuperação do crescimento da economia. O restabelecimento dos estoques neste início de ano, logo após novembro e dezembro, meses em que a indústria foca nas vendas, também explica o resultado.