Joinville chegou a 103 mortes por coronavírus nesta quinta-feira (23), em um dia em que todos os leitos de UTI exclusivos para coronavírus da rede pública estão ocupados. Segundo as informações da Prefeitura de Joinville, a ocupação chegou novamente a 100% no Hospital São José (que tem 40 leitos) e no Hospital Regional (que tem 20 leitos).

Continua depois da publicidade

Como funcionam os testes para coronavírus realizados em Joinville

Nos dados do Governo do Estado, foram registradas mais cinco mortes entre quarta e quinta-feira na cidade. A Prefeitura de Joinville havia recebido a confirmação delas nos últimos dias: quatro homens, com 54, 66, 80 e 89 anos, e uma mulher com 70 anos, que perderam a vida entre 16 e 22 de julho. Além de Joinville, Guaramirim, Itapoá, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul também registraram uma morte cada

> Veja a evolução da pandemia em SC em um mapa interativo

No sistema estadual, Joinville segue como a cidade com maior número de casos confirmados de coronavírus, com 5.535 diagnósticos desde março. Os números divulgados pela Prefeitura de Joinville são relativamente maiores e, por isso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há 3.214 pessoas ainda com Covid-19 ativa na cidade nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Destas, 174 estão internadas entre a enfermaria e as UTIs dos hospitais públicos e particulares da cidade que têm áreas exclusivas para pacientes com Covid-19. Destas, 82 estão em leitos de UTI (40 no São José, 20 no Regional, 25 no Hospital da Unimed e 9 no Hospital Dona Helena), onde há também pessoas aguardando o resultado do teste.

> Ministério da Saúde gastou menos de um terço da verba para Covid, diz TCU

Nas enfermarias, 92 pessoas que estão internadas já receberam diagnóstico de Covid-19, enquanto 59 que estão na área exclusiva dos hospitais ainda aguardam pela confirmação por meio dos exames. 

Segundo o secretário de saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, a transferência de pacientes para hospitais que têm UTI exclusiva para coronavírus de outras cidades da região, que já está ocorrendo há algumas semanas, continua sendo utilizada. Há dez leitos para serem ativados no Hospital Bethesda, em Pirabeiraba, na segunda-feira (27). 

> Zona Sul é a região com mais casos de coronavírus em Joinville; veja números por bairros

O Hospital São José também terá ampliação nos leitos de UTI Covid, com mais dez vagas. O secretário informou que os novos leitos do São José serão ativados assim que ocorrer a contratação dos médicos em caráter temporário, situação que deve ser resolvida até 31 de julgo.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN