Olho nos preços e nas promoções e preferência pelo pagamento à vista. Este será o comportamento da maioria dos consumidores joinvilenses nas compras para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, mostra pesquisa da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) e da Fecomércio SC. Segundo o levantamento, 81,9% dos consultados disseram que pagarão à vista, contra a média estadual de 77,5%. Mas o gasto médio na cidade será de R$ 156,15, o menor de Santa Catarina, cuja estimativa é de R$ 177,70.
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De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria.
– Santa Catarina foi um dos últimos Estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos -, avalia.
O comportamento majoritário na forma de pagamento se reflete nos quesitos que o consumidor de Joinville mais levará em consideração para as compras: 64% observarão o preço e 18% julgam a promoção uma ação fundamental. Para 70,7% deles haverá pesquisa de preço – mesmo percentual estadual – e 66,4% dos entrevistados apontaram estar em situação igual ou pior em relação ao ano anterior.
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Perfil do consumidor
O comércio de rua será a opção da maioria da população do Estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Apesar da preferência do consumidor, com (51,9%), os brinquedos dividirão a atenção com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma
pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.
Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isso não ocorrerá.
Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços, por ser feriado nacional. No Estado, 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. Mas 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial.
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A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.