Duas atletas joinvilenses vão para participar de competições internacionais de jiu-jítsu realizadas neste mês nos Estados Unidos. Luiza Frutuoso Duarte, de 10 anos, e Nicolly Aparecida Lorenzi, 12 anos, viajam hoje em busca dos títulos no Naga Championship neste fim de semana e no Campeonato Panamericano Kids, no dia 17.

Continua depois da publicidade

As duas lutadoras estão confiantes para os campeonatos. Nicolly é a mais experiente, com títulos mundiais, nacionais, regionais e estaduais ao longo dos últimos anos. Ela é a atual vencedora infantil do PAN Kids e neste ano disputará com atletas com idade superior a dela na competição, em Los Angeles.

Nicolly começou a lutar aos seis anos depois de ter praticado diversos outros esportes. Foi no jiu-jítsu em que ela se encontrou e passou a treinar forte para ser uma atleta de ponta. Ao longo dos últimos anos, a adolescente já participou de 78 competições e continua treinando três horas por dia para alcançar os objetivos traçados por ela.

— O meu sonho é chegar no topo e conquistar títulos no jiu-jítsu — conta.

Luiza tem menos tempo de experiência no esporte, com apenas dois anos de treino. No entanto, já foi o suficiente para conquistar títulos do campeonato brasileiro e do sul-americano, entre outros. Ela fazia ginástica quando começou no jiu-jítsu após ver o pai lutando.

Continua depois da publicidade

Hoje, ela treina durante uma hora em três dias da semana. Segundo ela, os treinos são para conquistar todas as competições que forem possível. No PAN Kids, a menina participará da categoria leve infantil com outras sete lutadoras.

— Estou muito ansiosa para viajar e lutar no PAN porque vai ser a primeira vez nesse campeonato — revela.

As duas atletas treinam com o professor Henrique Marcos, conhecido como Pelé. Ele começou a acompanhar Nicolly há quatro anos e Luiza desde o primeiro contato dela com a luta. Desde o início, ele notou o potencial das meninas e vem as ajudando no caminho para se tornarem grandes campeãs.

— Estou muito confiante nas duas para essas competições nos Estados Unidos. Apesar da idade, as duas são bem maduras para o esporte e tem tudo para chegar longe.

Continua depois da publicidade