Em um ponto alto do Cemitério Municipal de Joinville, a vista panorâmica mostra a maior parte das sepulturas floridas, prontas para o movimentado feriado de Finados. Porém, olhando mais de perto, é possível perceber que alguns jazigos estão abandonados e até quebrados.
Continua depois da publicidade
Para evitar o visual de desleixo em volta da sepultura do marido falecido, dona Irene Olávio Ferreira Serafim, 62 anos, fez uma limpeza nos jazigos vizinhos que estão há muitos anos abandonados. O atual companheiro dela, Israel Lamin, 68, a neta e o marido ajudaram Irene com os trabalhos. Além das sepulturas abandonadas, Irene também sente falta de mais atenção do poder público.
– Alguns galhos já caíram aqui em cima e quebraram o mármore que havia colocado. Pagamos tão caro e olha como está isso aqui.
Assim como dona Irene, muitas pessoas foram aos cemitérios nesta segunda para fazer a limpeza antes do feriado.
Renda extra
Continua depois da publicidade
Algumas pessoas aproveitam a tradição para tirar um dinheiro extra prestando serviço. É o caso de dona Margarida Borges, de 41 anos, que mora no Morro do Amaral, e vai até o Atiradores para conquistar os clientes. Alguns acabam ficando com o telefone dela para contratar os serviços em outras ocasiões. Uma limpeza caprichada de uma sepultura chega a render até R$ 80.
A limpeza e manutenção dos jazigos podem ser feitas até quarta. A partir de quinta, só visitação. No sábado, os cemitérios municipais estarão abertos para visitação e atos ecumênicos das 7 às 19 horas.