Um grupo de jovens atletas de Joinville será pioneiro no tênis de mesa. Nesta quinta-feira, os oito estudantes embarcam em uma viagem com destino a Eilat, no Israel. Eles representarão o Brasil no Mundial Escolar de Tênis de Mesa, que acontece entre 1º e 8 de abril. Será a primeira vez que o País terá uma equipe defendendo a nação neste torneio. Será também a primeira vez que o Colégio Elias Moreira terá uma delegação em uma competição em outro país.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Joinville e região

As equipes masculina e feminina do colégio ganharam o direito de representar o Brasil porque venceram a seletiva que foi disputada no início de março, em Brasília. Na decisão dos dois naipes, o adversário foi o Rio de Janeiro, que não teve chances diante do entrosado time que treina junto há mais de cinco anos, com a maioria dos mesatenistas dando as primeiras raquetadas nas próprias escolinhas coordenadas pelo Elias Moreira.

– Para nós, é uma grande honra ver essa molecada em um mundial. Vai ser a primeira vez que uma equipe do nosso colégio irá disputar uma competição deste porte – enalteceu Francisco Carlos Chaikosky, o Chicão, um dos coordenadores de esporte do colégio.

A equipe joinvilense, que tem quatro garotos e quatro garotas, tem atletas com idades que variam entre os 14 e os 17 anos. Os mais experientes são a dupla de irmãos Alexia e Enzo Nakashima, que carregam no sangue o amor pela modalidade. Eles são filhos do casal de mesatenistas Celso Toshimi e Alice Nakashima.

Continua depois da publicidade

Enzo, de 15 anos, foi o campeão, no ano passado, dos Jogos Escolares da Juventude no individual – competição realizada em Londrina. No feminino, a irmã repetiu o feito. Além disso, Alexia vem de uma importante conquista recente. No último fim de semana, disputou o Sul-americano juvenil sub-18 e o Aberto do Paraguai (uma etapa do circuito mundial juvenil). No total, entre as duas competições simultâneas, voltou para casa com cinco medalhas de ouro.

Os outros membros da equipe não fazem por menos. Heloisi Cabral (vice-campeã dos Jogos Escolares em 2015) e sua irmã Ana Flávia, juntamente com Larissa Corrêa, completam o time das meninas. Ao lado de Enzo estarão Gustavo Cercal, Marlon dos Santos e Matheus de Souza.

– Por se tratar de um campeonato mundial, é claro que o nível será mais alto. Mas, como estamos participando de uma competição em que todos devem ser da mesma escola e a nossa equipe é bem equilibrada, temos um nível competitivo. Terá grandes potencias, como China e Alemanha, mas nossas expectativas são boas – afirma Pedro Cruz, treinador dos estudantes.

Marinheiros de primeira viagem

Com exceção de Alexia e de Enzo Nakashima, os outros seis adolescentes nunca fizeram uma viagem internacional. O debute será logo com a difícil missão de representar o Brasil em um campeonato mundial. Nada que assuste a garotada que pratica a modalidade há anos.

Continua depois da publicidade

Mais “veterana” nessas viagens, Alexia espera poder contribuir com os companheiros, que serão supervisionados pelos treinadores Pedro Cruz e Bruno Costa.

– É muito bom poder ir com todos para lá, já que somos todos amigos. Será uma oportunidade de competirmos e aprendermos todos juntos – destacou a atleta.

Os adversários já são conhecidos. Os garotos, no grupo D, enfrentarão Alemanha, Armênia, Turquia e Taiwan. As meninas irão enfrentar Inglaterra, República Tcheca e Taiwan pelo grupo M.