Para estes caras, se tem uma coisa boa que a década de1970 deixou, não é são as músicas, nem o movimento hippie e muito menos a rebeldia. E sim, o famoso Opalão. Um carro com um ronco monstruoso, que confirma a potência do motor. Um carro que atrai olhares por onde passa e que faz a cabeça de dezenas de apaixonados por motores de seis cilindros.

Continua depois da publicidade

Neste domingo, estes e outros entusiastas do clássico vão se reunir em Campo Alegre para o 4º Encontro de Opalas, um dos mais tradicionais da região. São esperados pelo menos 200 veículos de todos os cantos do Estado.

O Opala não é só um carro. É um hobby, é quase que uma religião. Em Joinville, o Clube Antigo de Garagem, que foi fundado no ano passado, possui uma ala dedicada apenas para estes veículos que viraram febre e motivo de muita cobiça nos anos de 80 e 90.

– O Opala significava status -, lembrou o opaleiro e construtor Miguel Lopes, 51 anos, que tem um Opala bege original de 79 – o seu xodó há um ano.

O comerciante Carlos Augusto Cardoso, 34, tem um modelo vermelho 76, que até brilha. O carro está em sua família desde que ele saiu da concessionária em que um tio trabalhava.

Continua depois da publicidade

– Comprei do meu tio há dez anos. É um carro especial -, disse.

Os modelos mais novos, do mecânico de Opalas, Márcio Klevis, 31, e do autônomo Amauri Izidoro, 47, de 88 e 86, respectivamente, também chamam – e muita – a atenção. O grupo estará presente no encontro que ocorre no domingo, no alto da Serra Dona Francisca, em Campo Alegre.

– Costumamos ir em pelo menos um encontro de Opalas por mês. A troca de experiências é muito interessante. Além do mercado de pulgas, onde há várias peças de Opala para vender -, comentou Miguel.

Os opaleiros de Joinville sairão da cidade às 7h30 de domingo, do posto de combustíveis Ipiranga, em frente a Expoville. Motoristas de São Bento do Sul, Blumenau, Jaraguá do Sul, e até de Curitiba, devem estar presentes no evento.

Já em setembro, no dia 15, será a vez de Joinville sediar o encontro dos opaleiros.

Serviço

O quê: 4° Encontro de Opalas

Onde: Calçadão da Cascatinha, Campo Alegre

Quando: Domingo, pela manhã

Quanto: Evento gratuito