A corrida de São Silvestre é famosa por reunir alguns dos principais maratonistas do mundo. Mas outra característica marcante da prova é a grande presença de famílias de corredores amadores que se aventuram pelas ruas de São Paulo no dia 31 de dezembro. Entre os joinvilenses, estão as famílias de Litânia Fachinello e Rosemarie Campestrini.
Continua depois da publicidade
O hobbie que começou para manter a saúde em dia, tornou-se uma forma de lazer para as famílias. Elas chegaram até a formar um grupo próprio para praticar a modalidade, que denominam de “Sempre os mesmos”. Hoje, as corridas servem de pretexto para que façam turismo. As aventuras já os levaram até para a maratona de Buenos Aires, na Argentina.
Litânia e Rosemarie, com os maridos Gilmar e Juvêncio, saíram de Joinville ontem, às 7 horas. Depois de nove horas de viagem, à tarde eles retiraram seus kits de corrida (numeração no peito, um guia para o atleta e o chip de cronometragem) e se ambientaram à cidade enquanto aguardavam a chegada do 3º casal do grupo: Wanderson e Patrícia Bez Duarte.
Neste ano, a novidade é a presença de Francine Mara Fachinello e Maria Carolina Campestrini, filhas dos casais.
Continua depois da publicidade
– Corrida é saúde e, de brinde, une as pessoas, alegra, anima e nos torna mais felizes -, enfatiza Litânia, 45 anos, mãe de Francine.
Em São Paulo, os joinvilenses saberão porque os três primeiros quilômetros são considerados os mais difíceis. Não é por causa do percurso nem da inclinação do terreno, mas pelas milhares de pessoas que vão à mais tradicional prova de rua do País apenas pela festa e congestionam o tráfego no começo da corrida.
Há mais joinvilenses inscritos. Como Marluce de Carvalho, 46 anos, que abandona qualquer pretensão de melhorar o seu tempo e quer se juntar à multidão.
Continua depois da publicidade
– Eu corro há 12 anos, mas comecei a levar a sério nos últimos três. Farei a minha primeira São Silvestre. Eu vou lá para conhecer as pessoas. Quero fazer a festa -, comenta.
Ela e o marido, Cláudio de Carvalho, 50, partem para São Paulo na manhã desta sexta-feira.
Segundo a organização, irão participar da corrida 25 mil corredores. A tradicional corrida será disputada neste sábado, às 17 horas, estreando um novo percurso.