Sete estudantes de Joinville ganharam medalhas de ouro na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado foi divulgado no fim de semana. Outros 20 catarinenses, sendo dois de Massaranduba, também da região Norte do Estado, conquistaram o primeiro lugar.
Continua depois da publicidade
A competição aconteceu em duas fases, a primeira delas realizada no dia 4 de julho e a segunda no dia 14 de setembro. Os alunos que obtiveram as melhores pontuações nas duas etapas foram premiados.
Os jovens competiram nas categorias segmentadas em Nível 1 (alunos do 6º e 7º anos), Nível 2 (alunos de 8º e 9º anos) e Nível 3 (alunos do ensino médio).
– O resultado é ótimo e nos enche de orgulho. Esta premiação é um incentivo aos alunos que gostam de matemática, para que eles continuem se dedicando aos estudos – afirma Andreza Faria Malewschik, supervisora da área de matemática na Secretaria de Educação de Joinville.
Outros seis mil alunos do país afora foram premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze. Estes estudantes terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, com direito a uma bolsa de iniciação científica do CNPq.
Continua depois da publicidade
A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, a competição conta com o envolvimento de escolas públicas de todo o país e amplia sua abrangência a cada ano.
Em 2013, a Olimpíada contou com a inscrição de 47.144 escolas e 18.762.859 alunos participantes.
Os vencedores de Joinville:
Nível 3
Cristian Madruga, da Escola Estadual Plácido Olímpio de Oliveira
Gabriella Maria Radke Chaves, do IFSC
Nível 2
Eduardo Lennert Ramme, da Escola Municipal Pedro Ivo Campos
Nível 1
João Vitor Ramaskais Lopes, da Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral
Jeferson Camargo da Silva, Escola Municipal Padre Valente Simioni
Lucas Dalfovo Pereira, da Escola Municipal Pastor Hans Müller
Michael Weiss, da Escola Municipal Pastor Hans Müller.