Janaína Isabel da Silva, conhecida como “Jana” na internet, chegou à cafeteria para a entrevista usando calça jeans, camisa de corações e scarpin de salto alto. Pediu um café e sorriu abanando e pedindo desculpas pelo atraso. O motivo foi justo, teve que dar uma parada no caminho para tirar selfie com leitoras.
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A ruiva de 21 anos faz sucesso com seus 1.62 de altura e 48 quilos. E para comprovar isso, basta uma pequena busca no Google e os superlativos já aparecem. Em relação ao seu canal no YouTube, em pouco mais de quatro anos, ela viu “Jana Make Up” crescer e virar um dos mais populares do Brasil. O canal tem mais de 400 mil inscritos e atingiu mais de 16 milhões e visualizações em quatro anos.
Jana está à frente em números de inscritos em canais de sites famosos, como Petiscos TV. Os vídeos publicados abordam maquiagem, beleza e a própria vida de Jana. Os assuntos são desde tutoriais de maquiagem e penteados até rotinas em viagens e eventos. Vídeos com outros vlogueiros também são comuns, como PC Siqueira, Niina Secrets e Bianca Andrade.
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A visibilidade no canal deu início aos desdobramentos comerciais típicos do segmento, como produtos de beleza licenciados, publicações patrocinadas e participação em eventos.
Para atender toda a demanda do vlog e do blog, Jana não tem rotina. São vários compromissos e viagens e precisa de muita organização para manter blog, canal e redes sociais em um único dia. Garota de sorte, você deve pensar. Um pouco, mas tem muita dedicação em jogo. Afinal, o trabalho dela é a sua própria vida. A câmera está sempre ligada, sete dias por semana.
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– As pessoas acabam vendo somente o lado mais romântico da youtuber, não estão 24 horas comigo para saberem que eu não paro. Preciso de muita organização para dar conta de gravar e editar vídeos, tirar fotos para postar no blog e gerenciar as redes sociais todos os dias – comenta.
A youtuber não é popular somente na internet, mas também em Joinville. Fato que comprova é que enquanto conversávamos em uma cafeteria local, duas fãs pediram para tirar uma selfie com ela. Com a interação com as leitoras Jana aproveita para dizer que no início ela era bastante tímida em frente as câmeras. Gravava somente no quarto e se escutava alguém andando perto, travava e não consegui gravar.
:: Casal de Joinville soma quase 7 milhões de visualizações no YouTube
Jana foi aprendendo a se soltar nos vídeos com os trabalhos publicitários que surgiram por causa do canal e do blog. A sinceridade em frente à câmera funciona: desde 2014 Jana viu o número de inscritos triplicar.
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As principais parcerias são com marcas de maquiagem e roupas; As leitoras se concentram nas regiões de Sudeste, Nordeste e Sul do país. Atualmente, ela conta com uma equipe de dois assessores de imprensa que cuidam de contato com as marcas e emissão de notas fiscais, um fotógrafo e uma pessoa que grava e edita os vídeos. Jana faz questão de ela mesma responder os e-mails e comentários do blog e das redes sociais. E revela que a parte mais gratificante do trabalho como youtuber é o carinho dos leitores e telespectadores.
– Recebi uma vez um e-mail de uma menina que estava internada no hospital por ter câncer ela é de Belo Horizonte e me escreveu dizendo que meus vídeos alegravam o dia dela no hospital que por um momento ela esquecia da doença e se sentia mais bonita. O carinho dos leitores é o que importa no final – conta.
A entrevista não foi por acaso marcada em uma cafeteria. Jana pretende empreender em breve e pensa em abrir uma cafeteria em Joinville.
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– Penso em abrir um negócio próprio e uma cafeteria seria unir o querer empreender junto com o gosto pelo café – revela.
Como tudo começou
Jana descobriu o universo dos vídeos em 2010, quando pesquisava sobre uma marca de blush e encontrou um tutorial da blogueira Priscila Paes, que também é youtuber. Ela diz que aprendeu a se maquiar vendo tutoriais em vídeos online. Por assistir muitos vídeos sobre maquiagem, moda e beleza, logo sentiu vontade de gravar também.
No mesmo ano gravou e postou alguns vídeos. Um deles teve 400 visualizações em uma semana, o que na época, era considerado um número grande de visualizações. Foi quando recebeu elogio de uma amiga que ela tomou coragem e começou a divulgar nas redes sociais. A partir de 2013 ela já conseguia se bancar somente com o dinheiro que o canal e o blog geravam.
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– Quando pedi demissão do meu emprego para me dedicar exclusivamente ao canal e ao blog, minha família e amigos me chamaram de louca, falaram que era uma área incerta. Hoje eles me apoiam – conta.
Propostas comerciais
A primeira proposta comercial surgiu em 2011, quando a empresa de maquiagem “O Boticário” a convidou para participar da São Paulo Fashion Week (SPFW). Jana recusou na época, por não poder faltar ao trabalho. Já em 2012, Jana participou pela primeira vez da SPFW a convite da mesma empresa de maquiagem. Outra participação marcante na vida da youtuber, foi ter vencido o concurso “Batalha das Makes” da revista Capricho também no mesmo ano. O prêmio foi uma viagem a Paris que ela registrou em vídeos para o canal.
Recentemente, em março deste ano, fechou parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para gravar um vídeo sobre o Dia da Felicidade.
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Como funciona a parceria com as marcas
Jana diz que a confiança com os seguidores e inscritos é o mais precioso na relação e no trabalho, por isso ela só fecha parceria com marcas e produtos que ela realmente gostou e confia.
– Só divulgo o que achei bom. Se a leitora sacar que você não foi honesta, perde a confiança e ela para de te assistir e é isso que eu não quero . Se for para vender todas as parcerias que chegam, meus vídeos e posts seriam todos patrocinados e não é legal. Qual a diferença da pessoa ver uma propaganda e me ver? A diferença é que eu vou falar a verdade, pontos positivos e pontos negativos – explica.
Batom Tracta
A parceria recente com a linha de maquiagem “Tracta” deu o que falar nas redes sociais. A euforia é por causa do batom vinho que leva o nome do canal “Jana Make Up”. A felicidade de poder criar uma cor de batom é sem tamanho, afinal uma das atividades que Jana mais gosta de fazer na vida é se maquiar.
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– Pensei em uma cor diferente que não tivesse aqui no Brasil, também considerei que a cor deveria combinar com todos os tons de pele e com o inverno. Acho que acertei: o batom é um vinho – diz
Batom aprovado, o primeiro lote foi vendido em uma semana e o segundo esgotou em apenas um dia.
Dicas da Jana para gravar o vídeo perfeito
– Invista em uma boa câmera
– Aposte em gravar durante o dia: luz natural é melhor do que a artificial
– Seja sempre sincera e aja o mais natural possível em frente as câmeras
– Treine na frente do espelho, fale como se estivesse conversando com seus amigos
Maquiagens preferidas de Jana
– Delineador traço gatinho
– Batom escuro: vinho ou vermelho
– Contorno técnica da Kim Kardashian
Cinco vídeos mais populares do canal Jana Make Up
– Vlog: pedido de casamento surpresa: Jana e Otto
– Minha rotina matinal
– PC Siqueira me maquiando!
– Comprinhas de decoração para o novo apê
– Iphone 6 plus, vale a pena?
Gosta de assistir vídeos no Youtube? Conhece outro youtuber popular aqui de Joinville? Conta para a gente nos comentários.