Em menos de três anos, a vida do joinvilense João Sampaio, de 21 anos, se transformou completamente. Ele deixou de ser um estudante de engenharia de software para se tornar o youtuber Flakes Power, que hoje tem 4,1 milhões de inscritos e mais de 537 milhões de visualizações nos vídeos publicados em seu canal.
Continua depois da publicidade
João começou fazendo vídeos com dicas do jogo Clash Royale e hoje também faz gravações sobre o jogo Fortnite. O canal nasceu há dois anos e oito meses a partir do interesse do jovem por games. Ele era viciado em videogames desde criança e começou a acompanhar os canais sobre o tema assim que eles surgiram no YouTube.
Desde a primeira vez em que assistiu aos vídeos sobre o assunto, soube que queria fazer gravações sobre jogos. No entanto, não tinha recursos e não se sentia preparado para começar. João então passou a estudar a plataforma e perceber quais eram os acertos e erros dos youtubers.
— Eu juntava todo o dinheiro que ganhava de aniversário ou Natal para comprar os equipamentos antes mesmo de começar os vídeos. Quando eu estava com 18 anos resolvi criar o canal — conta.
O nome surgiu da criatividade de João. Ele percebeu que os youtubers usam nomes fictícios e precisava criar um próprio para nomear o canal. Flakes Power foi a primeira opção que surgiu e foi adotada prontamente pelo joinvilense. O número de visualizações foi crescendo e o canal logo chegou a 1 milhão de inscritos. Foi quando ele percebeu que poderia fazer daquilo um trabalho.
Continua depois da publicidade
— Na época eu estava no terceiro ano da faculdade. Quando cheguei a esse número e já estava entrando dinheiro, conversei com meus pais para trancar a faculdade. Foi um choque muito grande para eles, mas os convenci e comecei a me dedicar o tempo inteiro para o canal — recorda.
Com o sucesso conquistado como Flakes Power, João tem trabalhado para ampliar a marca. Há um ano lançou um boneco próprio e agora investe em uma nova linha de produtos. A intenção é fortalecer o nome para além dos jogos e do Youtube. Hoje, o joinvilense tem até patrocínios de empresas internacionais.
O canal proporcionou para João ainda a experiência de viajar para diversos países, além de narrar competições internacionais e nacionais de Clash Royale. Mesmo com mais de 4,1 milhões de inscritos, ele ainda tem dificuldades para ter noção da proporção desses números.
— Quando a gente está na frente do computador é muito difícil ter essa noção. Sou uma pessoa completamente normal que resolveu jogar videogame e gravar jogando. Hoje, meus vídeos fazem 700 mil acessos em 24 horas. Nos eventos é que consigo ter uma noção desse tamanho e para mim é muito legal ter o carinho dessa galera.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, ele teve essa oportunidade em um evento realizado no Garten Shopping. Foram mais de 5 mil pessoas reunidas para conversar, tirar fotos e até jogar com o youtuber.