O que poderia parecer um sonho distante está cada vez mais perto de se tornar realidade para Tamiris de Liz. A jovem de 15 anos pode figurar no próximo ano na convocação para as Olimpíadas de Londres e se tornar uma das mais jovens atletas olímpicas do Brasil. Hoje, ela já é a quarta mais veloz do País e a terceira mais rápida do mundo em sua categoria.
Continua depois da publicidade
– É um grande sonho. Olimpíada é tudo para um atleta. Mas tenho consciência de que tenho apenas 15 anos e se não for chamada ainda terei muito pela frente -, afirma.
Se o Brasil conseguir a classificação para o revezamento 4 x 100 m das Olimpíadas de 2012, são chamadas as seis atletas mais velozes do País no momento da convocação. Hoje, com a marca de 11s43, Tamiris está em quarto lugar no ranking brasileiro.
A evolução de seus tempos deu mais um passo no final de setembro, no Campeonato Sul-americano disputado na Colômbia, na prova dos 100 metros, quando Tamiris cravou seu melhor tempo. De um ano para cá, seu ganho de tempo passou de meio segundo. Para a sua técnica, Margit Weise, muito mais ainda está por vir.
Continua depois da publicidade
– O tempo dela neste ano surpreendeu também a mim. Ela é uma garota que responde muito fácil aos treinamentos, está evoluindo e ficando mais forte a cada dia, mas ela ainda tem muita coisa para melhorar -, analisa a treinadora.
No entanto, mesmo com a grande chance de Tamiris ser convocada para Londres, em 2012, Margit afirma que a preparação para as Olimpíadas não será prioridade.
– Nosso objetivo será pegar índice para o Mundial Juvenil, que será na Espanha. Ela terá até 1º de julho para conseguir -, explica.
Continua depois da publicidade
A forte concorrência também é outro fator que pode dificultar a vida da joinvilense. Neste ano, ela já superou muitas das rivais e chegou ao quarto lugar no ranking nacional – que inclui as atletas adultas. Contudo, em 2012, a preparação das principais atletas estará voltada para as Olimpíadas, e o caminho fica ainda mais árduo.
Até o fim de 2011, a garota ainda terá cinco competições pela frente, mas dificilmente irá melhorar a sua marca. Neste período, Tamiris já faz aquilo que é chamado de “destreinamento”. Ela faz trabalhos de base para manter o seu tempo, já pensando em marcas melhores na próxima temporada.