A derrota nas finais dos 100 metros nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) não abalou a confiança da joinvilense Tamiris de Liz, que na manhã desta terça-feira, voou na pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, e faturou a sua décima medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares. Este foi o último ano que a velocista catarinense participou da competição, voltada para jovens entre 15 e 17 anos.

Continua depois da publicidade

– Vou sentir saudades, foi aqui que eu comecei -, comentou Tamiris, após a conquista.

Única atleta olímpica na competição, Tamiris confirmou o favoritismo e marcou o tempo de 11s81 na final dos 100 metros. Ingrid Barros, de São Paulo, ficou na segunda colocação, com 12s42; em terceiro, ficou a sul-mato-grossense Rayane Santos, com 12s49.

Apesar da ampla vantagem sobre suas concorrentes, Tamiris minimizou o seu feito.

Continua depois da publicidade

– A pista não ajudou muito e também não estou num ritmo forte de competição. Neste ano, nossa preparação toda foi para o Mundial Juvenil de Atletismo, em Barcelona -, disse.

Um catarinense também foi o mais rápido entre os homens. Jonatan Rodrigues, de Florianópolis, venceu a prova com o tempo de 11s16. O segundo colocado marcou 11s27.

– Larguei mal e tive de fazer uma corrida de recuperação -, contou.

Esta é a primeira participação de Jonatan em Olimpíadas Escolares. Antes de chegar ao evento, ele havia conquistado a medalha de bronze nos 200m e o ouro no revezamento 4×100 no Campeonato Sul-americano disputado na Argentina.

Continua depois da publicidade