Neste fim de semana, o Brasil estará muito bem representado pelo joinvilense Vinicius Schmidt nos Campeonatos Continental e Pan-americano de BMX, que ocorrem em Santiago, no Chile. Destaque na modalidade de bicicross _com apenas 14 anos_ além de colecionar medalhas dos Campeonatos Catarinenses, o jovem também já conquistou o primeiro lugar três vezes seguidas na Copa do Brasil.

Continua depois da publicidade

Conheça os feras do Mountain Bike de Ibirama

Desta vez, não será diferente. Dedicado aos treinos diários para a competição internacional desde o mês de abril, Vinícius, que está no 9º ano do Ensino Fundamental e conta como é sua rotina: – Estudo de manhã e durante à tarde realizo os treinos. Geralmente pedalo cerca de 20 quilômetros na BR e também treino na academia. À noite me dedico novamente aos estudos para fazer as tarefas.

Confira as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

Continua depois da publicidade

A paixão pelo esporte não é de hoje. O garoto lembra que tudo começou ainda em 2006, quando seu pai o levou para acompanhar um treino na pista do bairro Adhemar Garcia, zona Sul de Joinville. Na época, a modalidade de bicicross o encantou tanto a ponto de seu pai comprar uma bicicleta nova especialmente para a prática do esporte radical. Além de gostar do que assistiu, Vinícius teve uma importante influência em sua vida para seguir nesse ramo.

– Meu irmão já praticava o bicicross na modalidade Down Hill, e foi a partir dele que me inspirei, tanto que ainda em 2006 participei do meu primeiro campeonato em Rio do Sul – recorda Vinicius.

Para Osmar Schimdt, pai de Vinícius e Willian, é uma satisfação ver a realização dos filhos praticando um esporte que vem crescendo cada vez mais.

Continua depois da publicidade

– Estamos sempre incentivando nossos filhos e é muito gratificante ver que os dois estão envolvidos com o esporte e sendo motivo de orgulho não só para a família, mas também para a cidade – afirma.

Inspiração para o irmão mais novo, Willian Schimdt, de 21 anos, destaca a facilidade que há hoje em dia para se ter acesso às ferramentas do esporte radical que praticam.

– O bicicross vem crescendo a cada dia, e no caso do meu irmão que está envolvido desde jovem e já tem tantas conquistas, acredito que ele está no caminho certo – diz Willian.

Continua depois da publicidade

Depois de participar dos campeonatos internacionais do próximo fim de semana, Vinícius já tem metas traçadas para as próximas competições. Mês que vem, pretende participar do Campeonato Catarinense novamente, nas etapas que ocorrem nas cidades de Jaraguá do Sul, Brusque, Balneário Camboriú e Caçador. Em julho, o plano é novamente participar do Campeonato Brasileiro.

– Meus familiares e amigos me apoiam nas competições, apesar de dizerem que é um esporte muito radical. Meu maior aprendizado com essa modalidade é a técnica que estou aprendendo com o Bicicross. Pretendo me destacar no Pan, continuar meus estudos e me especializar em educação física para seguir no esporte – conclui.