Allan Soares Duarte, 24 anos, acadêmico da 7ª fase do curso de sistemas de informação da Católica de Santa Catarina em Joinville, foi um dos 28 estudantes de todo o Brasil e o único de Santa Catarina aprovado no programa Academic Working Capital (AWC). O AWC é uma iniciativa do Instituto TIM e oferece apoio financeiro, técnico e empresarial para que alunos possam transformar seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) em negócios de base tecnológica.

Continua depois da publicidade

O aplicativo Conexão Enxaqueca busca ajudar no diagnóstico de dor de cabeça e está disponível na plataforma Android para download. O objetivo é garantir que o paciente tenha um controle adequado dos momentos e das circunstâncias em que as crises acontecem, para garantir um tratamento mais eficaz. A partir dos registros feitos por meio do aplicativo, é possível que o médico ou o paciente consigam identificar os fatores que interferem na sua saúde e o impacto em suas vidas.

Confira mais notícias de Joinville e região.

– Hoje, os neurologistas entregam uma planilha em papel ao paciente, que serve como um diário de crise, que os ajudam a obter detalhes sobre o problema. O aplicativo automatiza esse processo de registro, trazendo mais praticidade, agilidade e segurança na identificação das causas da enxaqueca – comenta Allan.

Continua depois da publicidade

Um dos benefícios do aplicativo é que os dados ficam armazenados internamente no app ou na nuvem – diferentemente da planilha de papel, que corre o risco de se extraviar, molhar ou rasgar, e o tratamento acabar sendo interrompido por causa da perda de dados importantes. O sistema também permite que o médico faça o cruzamento de dados e crie gráficos para interpretar as informações mais facilmente.

Outra diferença é que, com o aplicativo, é bem mais difícil de o paciente esquecer de anotar as crises, pois o programa envia notificações sobre possíveis pendências.

– Futuramente, o app dará alertas e advertências de consumo exagerado de analgésicos, alertando o paciente sobre mudanças de padrões em suas crises -acrescenta.

Continua depois da publicidade

Vencedores receberão capacitação gratuita sobre empreendedorismo

Para a seleção das propostas apresentadas no Academic Working Capital, foram considerados três critérios: qualidade da equipe (histórico e atitude empreendedora, capacidade técnica, conhecimento da tecnologia, disciplina e potencial de entrega de resultados); qualidade da inovação (diferencial do projeto, viabilidade técnica e grau de inovação); e relevância da solução (impacto, oportunidade de mercado, conhecimento das características do usuário, conhecimento de soluções similares e relação custo-benefício da proposta).

Como prêmio, a AWC oferecerá aos vencedores workshops gratuitos sobre empreendedorismo, orientação e acompanhamento para garantir a viabilidade comercial do produto, apoio financeiro para desenvolver o protótipo e a oportunidade de apresentar o projeto para investidores e aceleradores durante uma feira de negócios.

O aplicativo Conexão Enxaqueca é fruto do TCC apresentado por Allan em fevereiro deste ano, após oito meses de pesquisa. O trabalho foi orientado pelo professor Manfred Heil Júnior.

Continua depois da publicidade

Para realizar o estudo, o jovem também contou com a orientação do neurologista Ronald Moura Fiuza, de Joinville, um dos maiores especialistas em enxaquecas do Brasil.

– Sinto-me realizado em ser selecionado em um programa que transforma nosso trabalho acadêmico em um produto que pode ajudar milhões de pessoas – orgulha-se.