O consumidor joinvilense foi o que mais desembolsou com presentes no Dia dos Pais deste ano no Estado, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC). A média de gastos na cidade foi de R$ 283,25, enquanto a estadual atingiu R$ 176,64.
Continua depois da publicidade
As vendas do comércio da cidade subiram 6,27% no período, acima do inicialmente estimado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que previa incremento entre 3% e 4%.
Para o presidente da entidade, Carlos Grendene, o frio registrado na região desde o início do mês ajudou a impulsionar o resultado – comprovado pelo aumento no giro de itens como casacos de lã e cachecóis.
O dirigente também atribui o crescimento nas vendas no período à baixa taxa de desemprego em Joinville. Com isso, segundo Grendene, as pessoas ficam “mais confiantes” e com um poder de consumo maior.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o aumento das vendas acima do esperado, a maioria das empresas joinvilenses não contratou novos funcionários por causa da data – apenas 5% delas informaram que aumentaram o quadro de pessoal.
Os itens mais procurados pelos consumidores foram roupas e calçados (51%), eletroeletrônicos (14%) e joias (9%).
A pesquisa da Fecomércio foi realizada em 608 empresas do comércio do Estado nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Itajaí.
Continua depois da publicidade