O Campeonato Brasileiro de Hipismo começou a revelar os melhores competidores do País na tarde desta quarta-feira, durante a primeira qualificativa individual e por equipes da categoria pré-mirim, até 13 anos.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina esteve representada apenas na categoria individual e levou o segundo lugar no percurso montado na hípica do Joinville Country Club. Na categoria Minimirim, de 8 a 12 anos, e Mirim, até 14, existem competidores joinvilenses. A abertura oficial do evento ocorre na manhã desta quinta-feira. Haverá provas todos os dias, até domingo.
A catarinense Anna Júlia Fischer Boos, de Brusque, era só alegria. Do alto do seu HF Gran Vitória, que comia bastante cenoura durante a premiação do dia – um presente para os ganhadores -, Anna Júlia mostrou a língua para o pais, que observavam e aplaudiam a filha sorridentes.
Mas a ganhadora soberana do dia foi Helena Egoroff, vinda da cidade de Itu. Ela cavalga desde os 3 anos e começou a competir aos 7. Na atual categoria, Helena e Anna Júlia devem saltar obstáculos de 1,1 metros.
Continua depois da publicidade
Já na manhã desta quinta-feira, a joinvilense Maria Vitória Biassio da Silveira, que é líder catarinense do ranking na categoria Minimirim, deve reafirmar seu favoritismo. Ela treina e compete há apenas uma ano. O crescimento rápido no esporte chamou a atenção da Federação Catarinense de Hipismo.
– Quando vi a Maria Vitória me arrepiei – afirmou a diretora da Federação Catarinense de Hipismo (FCH) Luciana Heinzelmann, que completou:
– É um talento raro.
Hipismo surgiu via internet
A joinvilense de 11 anos saltará obstáculos de 1 metro com seu cavalo Jasper das Umburamas, a quem ela chama de “nenenzão”. Ela tem aula de hipismo três vezes por semana. Foi criada em uma fazenda do Paraná.
Continua depois da publicidade
Quando se mudou para Santa Catarina, perdeu o contato com os cavalos. Mas a vontade de voltar a montar, levou a mãe, Zeila Biassio a procurar uma alternativa, na internet mesmo. Foi quando conheceu o hipismo.
Os competidores da categoria da Maria Vitória devem fazer quatro percursos, podendo haver um de desempate. A partir dos 13 anos, são cinco pistas diferentes para percorrer e mais uma para desempatar a competição.
Outro joinvilense, Vinícius Ismael Travessini Leme representará o hipismo catarinense na categoria mirim. Santa Catarina não formou equipe na categoria pré-mirim, conforme explica a diretora da FCH, porque não tem o mínimo de quatro atletas de alta performance.
Continua depois da publicidade
Ganhadores da 1ª prova, 1ª qualitativa individual e por equipes pré-mirim:
1º Helena Malucelli Egoroff, montando Cor de Val
2º Anna Júlia Fischer Boos, , montando HF Gran Vitória
3º Murilo Machado Barboza, montando Viena
4º Giulia Folchini Fares, montando Aquiles
5º Felipe Menezes, montandoPalm do Anjo
6º Renne Menores Ricardes Felipe, montando CBM WFH Coriana
Programação:
2 de julho
15 horas – 1ª prova – 1ª qualitativa individual e por equipes pré-mirim
3 de julho
8h30 – 2ª prova – 1ª qualitativa individual e por equipes Minimirim
10h15 – abertura oficial
11h – 3ª prova – 1ª qualitativa individual e por equipes Mirim
13 h – 4ª prova – 2ª qualitativa individual e por equipes Pré-Mirim
4 de julho
11h – 5ª prova – 2ª qualitativa individual e por equipes Mirim
Pódio final por equipes
5 de julho
10h – 6ª prova – 2ª qualitativa individual e por equipes Minimirim
Pódio final por equipes
13h – 7ª prova – Final individual Pré-mirim
15h30 – desfile de modas
17h30 – Coquetel para autoridades e convidados
6 de julho
10h – 8ª prova – Final individual Minimirim
Pódio final individual
13h – 9ª prova – Final individual Mirim
Veja a galeria de fotos desta quarta-feira:
VÍDEO: como é preparado um cavalo para a competição: