A técnica de enfermagem Raquel Budal Arins foi a nona profissional da área da enfermagem a morrer após contrair o novo coronavírus em Santa Catarina. Ela tinha 46 anos e trabalhava no Hospital Municipal São José. A morte dela ocorreu quinta-feira (15) e foi confirmada no boletim diário da Prefeitura de Joinville e do Governo do Estado. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde, Raquel começou a apresentar os sintomas em 24 de setembro. Ela não tinha doenças preexistentes.
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC
Raquel era natural de Joinville e deixa duas filhas. Segundo a Prefeitura de Joinville, ela era formada pela Escola de Saúde Maria Carola Keller em 2018 e atuava no Hospital São José desde março de 2020. Passou pelo Centro Cirúrgico, pelo Pronto Socorro e pelo Setor de Internação JS. O Conselho de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) emitiu uma nota de pesar.
> SC segue com 12 regiões com risco grave para Covid-19; secretário de Saúde avalia cenário
Continua depois da publicidade
“Nunca haverão palavras pra descrever a dor que estou sentindo e ao mesmo tempo nada descreve o orgulho de ser sua filha, de ter vivido e aprendido diariamente contigo”, publicou a filha dela, Thayná Arins, nas redes sociais.
Como não é permitido fazer cerimônia em caso de morte por Covid-19, não houve velório. No entanto, a família participará de uma homenagem em sua memória na igreja que Raquel frequentava, na Comunidade Siloé, na Avenida Santos Dumont, 1170, às 19 horas.
598 confirmados com Covid-19
Segundo o Conselho de Enfermagem, neste momento há 598 profissionais de enfermagem com diagnóstico de Covid-19 em Santa Catarina que estão em quarentena. Outros 10 estão internados com a confirmação da doença. Além disso, 1.289 enfermeiros e técnicos de enfermagem estão afastados do trabalho por estarem com suspeita de terem contraído o novo coronavírus — 22 estão hospitalizados.
Raquel foi a terceira profissional da área a morrer após contrair coronavírus em Joinville. Em 26 de maio, Claudiomiro Silveira Rattis, de 44 anos; e Lucia Isolde Rocha Henrique, de 56 anos, perderam a vida por causa da doença.
Continua depois da publicidade