Dentro de seu quarto, em um bairro da zona Norte de Joinville, Robson Biollo, 20 anos, criou um estúdio de música e de videoclipes. Não era nada profissional, mas foi o jeito que o rapaz encontrou para dar início à realização do sonho que o acompanha desde a infância: ter uma carreira como cantor e compositor de sertanejo romântico. Deu certo.
Continua depois da publicidade
Só no primeiro mês em que começou a publicar suas canções em um canal do YouTube, conseguiu 50 mil visualizações e a parceria do site para, a partir da veiculação de comerciais antes dos vídeos, monetizar este sucesso.
Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br
Baixinha Linda, a canção que entrou no ar em abril de 2014 e foi responsável pelo alto número de visitas à página, já ultrapassou as cinco milhões de visualizações, sem contar os vídeos com as versões remixada e acústica. O canal de Biollo ultrapassou as 20,4 milhões de visualizações, número registrado na manhã de ontem, e que cresce em até cem mil por dia.
Quem assiste ao vídeo nem pode imaginar a forma que Biollo encontrou para fazer a gravação.
Continua depois da publicidade
– O meu violão não era elétrico e eu nem tinha um computador, então pedi o da minha irmã emprestado. Eu colocava o celular dentro do violão com o gravador ligado e tocava. Depois, fazia outra gravação para captar a voz e editava para unir as duas – conta o jovem.
A criação dos videoclipes vinha em seguida, com imagens de jovens casais cobrindo o áudio. Os rostos adolescentes nas fotos não são à toa: ele sabe que o público dos vídeos tem idade entre 12 e 18 anos e se identifica com as letras e os clipes.
Apesar de o fã-clube feminino aparecer assim que as visualizações começaram a aumentar, Biollo não pensou em investir em gravações em que ele próprio aparecia. Afinal, a intenção era dar destaque para as composições.
– Além disso, 47% do público do canal é masculino, e eu imaginei que se tivesse o Biollo cantando, os homens não ficariam assistindo. Assim, com as fotos, eles enviam meus vídeos para as namoradas como uma declaração de amor – afirma.
Continua depois da publicidade
Desde que o canal começou a fazer sucesso, o “estúdio” no quarto do cantor recebeu investimentos, como microfone, violão elétrico e cabos. Mas, 17 meses depois de subir o primeiro vídeo na internet, Biollo começa a deixar a frente do computador para virar profissional: na primeira semana de outubro, ele viajou para São Paulo para gravar o CD de estreia no Alaoni Estúdio. Serão seis faixas compostas por ele, que lhe permitirão dar início à carreira de fato.
– Alaoni me ensinou muito. Agora, quero ser reconhecido e fazer mais, fazer com que as minhas músicas façam parte da vida das pessoas – sonha Biollo.