O futuro está garantido para três joinvilenses.Eles participaram da WorldSkills 2011 e voltaram para casa com medalhas pra lá de significativas. Natã Barbosa, 19 anos, foi o grande vencedor na categoria web design. André Luis Peripolli e Leandro Duarte Machado, os dois com 19, ganharam o prêmio de excelência e são os quinto melhores do mundo na categoria robótica móvel.
Continua depois da publicidade
Os resultados mexeram tanto com a emoção dos que ficaram no Brasil torcendo, que um grupo de quase 50 pessoas foi até o aeroporto Lauro Carneiro de Loyola para preparar uma comemoração digna para a chegada dos campeões. Eram apitos, cartazes e muitos gritos.
Cada passageiro que passava pela área de embarque e desembarque se assustava com a quantidade de adolescentes que estavam reunidos no saguão do aeroporto. O Senai levou seus alunos para participar da calorosa recepção aos vencedores.
E eles cumpriram o pedido e fizeram uma grande festa quando, finalmente, o trio de joinvilenses apareceu. Natã carregava a medalha de ouro no peito e a bandeira do Brasil nas mãos. Ele chegou vibrando.
Continua depois da publicidade
– É um orgulho fazer parte desta equipe. Estou muito honrado em ter ganhado – revelou.
André Luis e Leandro Machado chegaram um pouco mais tímidos, mas também não resistiram ao agito dos colegas e partiram para o abraço.
– É um orgulho para instituição ter três alunos vencedores. Queremos que, com o exemplo deles, isto sirva de incentivo para os outros alunos e para os jovens buscar uma profissão – destacou a diretora do Senai de Joinville, Hildegarde Schlupp.
Os joinvilenses e outros 25 brasileiros participaram do campeonato que reúne instituições de educação profissionalizante de 52 países. Quase mil jovens participaram em mais de 40 categorias diferentes.
Continua depois da publicidade
O Brasil ficou em segundo lugar no ranking geral. E Natã Barbosa, para orgulho de Joinville, ajudou o país a obter essa posição.