A natação feminina tem sido um dos grandes destaques da equipe joinvilense que disputa os Jasc, em Blumenau. Embalada pela boa fase de Carolina Bergamaschi, de 19 anos, que até recorde já bateu, o time deve confirmar nesta sexta a conquista de mais um troféu de primeiro lugar para Joinville.

Continua depois da publicidade

Mas quem a vê lutando para chegar sempre em primeiro lugar não imagina o quanto ela trabalha para estar dentro da água. Morando longe da cidade onde nasceu, é apoiada pela família e treina seis dias por semana. Um rotina pesada, que fez ela tomar decisões desde cedo, quando mergulhou e decidiu que nadar era sinônimo de vida.

A cada salto para dentro da piscina do Sesi, durante os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), é ovacionada pela plateia que torce e admira a dupla. Carolina fez o melhor tempo quinta-feira nos 200 metros peito, nos 100 metros peito e nos 50 metros livre.

Com um sorriso estampado no rosto, ela esbanja simpatia. Nada desde novinha, incentivada pelo pai que sempre praticou o esporte. Depois disso, sua carreira a levou a diferentes lugares.

Continua depois da publicidade

– Como meu pai faz natação, eu sempre ia brincar com ele na piscina. Comecei nadando em Joinville no Projeto Jovem Cidadão. Depois treinei no Clube Curitibanos, em Curitiba, de 2008 a 2010. Fui morar em São Paulo para treinar no Esporte Clube Pinheiros e, desde este ano, treino em Belo Horizonte – relata a joinvilense.