A McLaren vai acabar com décadas de patrocínio de empresas tabagistas com um negócio que coloca a marca de uísques Johnnie Walker no carro a partir de agosto.
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A inglesa Giageo Plc, o maior grupo de bebidas alcoólicas do mundo, anunciou o acordo em comunicado, nesta terça, dia 22. O negócio vai custar 15 milhões de libras (US$ 28,6 milhões) por ano à companhia.
O negócio entra em vigor após a 13ª das 19 etapas do campeonato deste ano, na Hungria, em 31 de junho. Nessa data, a McLaren encerra seu contrato com a fabricante de cigarros West.
Uma nova legislação da União Européia contra a propaganda de tabaco vai entrar em vigor no final de julho. A primeira corrida com os novos patrocinadores será no novo Grande Prêmio da Turquia, em 21 de agosto.
A McLaren, que já venceu o Mundial de Construtores oito vezes, foi fundada com dinheiro do tabaco em 1977. A marca alemã West se tornou patrocinadora do time em 1997, após 20 anos de parceira do time com a Marlboro.
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A saída da patrocinadora vai cortar para apenas quatro o número de escuderias patrocinadas por empresas tabagistas – a campeã Ferrari, a Reanult, a BAR e a Jordan – de um total de 10.
A chegada de uma fabricante de uísques abre novas possibilidades para um esporte que constantemente busca novas fontes de fundos para substituir a dependência do dinheiro vindo do cigarro.
Mas essa alternativa também deve ser polêmica na medida em que ocorrem campanhas contra bebida e direção.
As informações são da agência Reuters.