A nova geração de motores e inovações na transmissão apimentaram o Mini na versão superesportiva John Cooper Works, que chega ao mercado brasileiro. As quatro opções – hatch, Cabrio, Coupé e Roadster – têm a assinatura do mítico projeto que em 1960 aumentou o prazer da condução na estrada do clássico carrinho, hoje pertencente à BMW, trazendo para fora dos autódromos a sensação das pistas de corrida.

Continua depois da publicidade

Com bloco em alumínio, o 1.6 turbo tem controle variável de válvulas Valvetroni, injeção direta de gasolina e overbooster (preserva os componentes do motor). Gera 211 cavalos de potência e atua com o câmbio automático de seis velocidades Steptronic, que permite a troca manual de marchas pela palanca ou em borboletas no volante. O Mini John Cooper Works custa a partir de R$ 136,95 mil, no hatch, a R$ 156,95 mil.

Para garantir o desempenho superesportivo dos JCW com segurança, foram ajustados suspensão, freios e controles dinâmicos de estabilidade (DSC), tração (DTC) e eletrônico de bloqueio do diferencial (EDLC).

Os discos de freio maiores trazem pinças esportivas. O escape especial tem ponteiras duplas em aço. Com direção elétrica, o fabricante garante maior potência e força ao novo propulsor, com respostas mais rápidas, baixo consumo de combustível e emissões reduzidas.

O turbocompressor tem pressão maior em relação do motor do Mini Cooper S. As rodas são em liga leve de 17 polegadas Cross Spoke Challenge. O Sport Button ajusta as respostas da direção, que fica mais rígida com a velocidade crescente, o curso do pedal do acelerador e a transmissão, reduzindo o tempo de troca das marchas. A máxima varia de 233 km/h, no Cabrio, a 238 km/h, no Coupé.

Continua depois da publicidade

Interior com identidade exclusiva

Com vermelho no teto, o interior também é superesportivo, com acabamento sofisticado e bancos revestidos em couro especial. A família JCW conta com airbags dianteiros e laterais, sistema de som de alta definição e pedaleiras de alumínio. O kit aerodinâmico melhora o fluxo de ar tanto por cima quanto ao redor do veículo. E também seu impacto visual, com acabamentos exclusivos de pintura.

Preços

Hatch, R$ 136,95 mil

Coupé (dois lugares), R$ 141,95 mil

Cabrio (conversível), R$ 151,95 mil

Roadster, R$ 156,95 mil

Pintura metálica mais R$ 1 mil

Fonte: BMW do Brasil