No cemitério da pacata cidade de Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, uma sepultura chama a atenção pelo tamanho de sua lápide em pedra, com mais de um metro de largura. Mas poucos moradores percebem a importância de quem descansa naquele túmulo imponente. Nele está escrito “Thomas John Cardell Martyn”. E logo abaixo: “Founder of Newsweek”, o fundador da segunda maior revista dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade

– Como ele era mais idoso que minha irmã, acho que Tomy (diminutivo usado de forma carinhosa por Stahnke) quis trazê-la para perto dos familiares antes que ele mesmo morresse. Mas, aconteceu de ela sofrer um câncer e ir antes dele – lembra Stank.

Mary morreu em 1973 aos 53 anos e Martyn no ano de 1979, aos 83 anos. Segundo a família, o britânico morreu por complicações respiratórias.
O motorista aposentado Ingo Bauer, de 68 anos, quando jovem tinha uma banda com Stahnke e costumava visitar a casa do britânico. A marca que ficou foi o seu perfil reservado.
Continua depois da publicidade
– Parece que ele passou pela guerra. Depois veio para o Brasil e se apaixonou por uma agrolandense em São Paulo e vieram para cá. Lembro-me que não era de conversar. Ele sempre ficava na mesa jogando paciência – revela.
No cemitério da cidade de 9.323 habitantes, até quem trabalha no local conheceu a história recentemente. O dono de uma marmoraria, que monta sepulturas há 12 anos, Leandro Nain Will, de 30 anos, soube que ali estava enterrado o britânico só depois que um agrolandense que morava nos Estados Unidos postou um vídeo no YouTube.
– Não era um assunto comentado na cidade. Depois do vídeo, daí que passamos a notar que aquela lápide enorme era desse homem que fundou alguma coisa, acho que um jornal – diz Will, ainda meio desinformado.
Continua depois da publicidade
O comerciante Oséias Zilsen foi quem percebeu há três anos o letreiro dizendo que ali descansava o fundador da NewsWeek e começou a buscar informações. Conversou com os vizinhos, fotografou o túmulo e enviou para o irmão Edson Bruno Zilsen, que naquele período estava nos EUA. Em uma visita à cidade natal, Edson fez o vídeo sobre o túmulo de Martyn e postou no YouTube.

Newsweek é uma revista de notícias semanal norte-americana publicada na cidade de Nova York e distribuída para os Estados Unidos e também internacionalmente. É a segunda maior revista semanal do país, superada apenas pela revista Time em circulação e ganhos com publicidade. Traz atualidades do mundo e tendências internacionais nas áreas de saúde, tecnologia, ciência, estilo de vida, negócios, política e economia.
Segundo dados publicados na própria Newsweek, o corpo de jornalistas chega ao número de 300 com mais de 3 milhões leitores em 193 países. A partir de 2013, a revista estará disponível exclusivamente em formato digital.
Continua depois da publicidade
Originalmente chamada de News-Week, ela foi fundada por Thomas J.C. Martyn em 17 de fevereiro de 1933 . Em 1937 , Malcolm Muir tornou-se presidente e editor-chefe. Muir mudou o nome para Newsweek, enfatizando mais a interpretação de histórias, introduzindo colunas assinadas e edições internacionais.
Ao longo dos anos, foi desenvolvido um vasto material de notícias, de grandes histórias e análises à reviews e comentários. A revista foi comprada pelo Washington Post em 1961. Newsweek é geralmente considerada a mais liberal das três maiores revistas semanais, em estudo feito recentemente pela UCLA sobre o ponto de vista das revistas norte-americanas.