Começa oficialmente nesta sexta-feira a maior competição esportiva das Américas. Este ano, a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos ocorre em Guadalajara, no Estado de Jalisco, no México, e a cerimônia de abertura está marcada para as 22h (horário de Brasília). As competições começam a partir deste sábado (confira a programação abaixo).
Continua depois da publicidade
Em meio a problemas de segurança – o México sofre com a violência dos traficantes em diversas regiões do país – e ao furacão Jova, que gera mau tempo no Estado de Jalisco, Guadalajara se prepara para receber mais de seis mil atletas entre esta sexta-feira e o dia 30 de outubro. Precisamente, são 6.003 competidores, de 42 países, disputando 46 modalidades.
Leia mais:
>>> México aumenta efetivo policial nas ruas de Guadalajara devido aos Jogos
>>> Além das medalhas, Pan eleva chance de vagas nos Jogos de Londres de 2012
Continua depois da publicidade
>>> Estádio de atletismo é liberado para os Jogos Pan-Americanos
Brasil nos Jogos
O Brasil entra nos Jogos Pan-Americanos como forte candidato a terminar pelo menos entre os cinco primeiros. Na última edição, no Rio, terminou em terceiro, atrás de Estados Unidos e Cuba, mas à frente de Canadá, México e Argentina, com 157 medalhas – 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze. De acordo com o chefe da missão brasileira, Bernard Rajzman, igualar a edição passada é difícil. Superá-la, mais ainda.
A estimativa é de que o Brasil, que vai ao Pan com 519 atletas – a terceira maior delegação, atrás apenas do anfitrião México (644) e dos Estados Unidos (620) -, siga forte nas modalidades em que tradicionalmente finaliza nas primeiras colocações. E, assim, consiga índice ou vaga direta para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012 em boa parte delas.
– No Rio, a delegação tinha mais de mil pessoas. É difícil superar o resultado de quatro anos atrás. Temos uma delegação grande, composta por atletas que disputam provas olímpicas. São 12 modalidades que classificam e cerca de 100 atletas que podem se classificar – opina Bernard, referindo-se aos seguintes esportes: tiro esportivo, polo aquático, handebol, canoagem, triatlo, nado sincronizado, tênis de mesa, pentatlo moderno, hipismo, saltos ornamentais, atletismo e natação (esses dois últimos válidos pela obtenção de índices).
Esperanças brasileiras
Uma série de esportes são tradicionalmente vitoriosos para o Brasil. Confira algumas modalidades em que os brasileiros têm boas chances de conquistar medalhas:
Continua depois da publicidade
Natação – Cesar Cielo e Thiago Pereira comandam o grupo de 38 nadadores. A intenção é bater as 24 medalhas conquistadas no Pan do Rio, em 2007.
Atletismo – O salto em distância e o salto com vara aparecem como destaques, respectivamente, com Maurren Maggi e Fabiana Murer.
Futebol – Brasil e futebol são quase sinônimos. Mesmo que a Seleção jogue com o time sub-20, há boas chances. No feminino, as norte-americanas são as principais rivais para tirar a hegemonia brasileira.
Vôlei – Mesmo que o time masculino não jogue com toda a equipe principal, a chance é grande. No feminino, com o time principal, Cuba, Estados Unidos e Argentina são os principais rivais.
Continua depois da publicidade
Handebol – Ouro no masculino e no feminino no Pan do Rio, o Brasil tem tudo para manter a hegemonia.

Handebol masculino tenta manter o ouro conquistado em 2007
Foto: Bruno Miani/Photo&Grafia, Divulgação
Basquete – Ambas as equipes, masculina e feminina, estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Londres. Há chances reais de pódio.
Taekwondo – Estados Unidos, México, Cuba, Canadá e República Dominicana são os rivais brasileiros. O time tem Natália Falavigna – campeã mundial em 2005 – e Diogo Silva – ouro no Pan 2007 – como destaques.
Caratê – A brasiliense Lucélia Brose tenta o tetracampeonato. Nos últimos três pans, conquistou três ouros.
Continua depois da publicidade
Boxe – Com sete ouros, 17 pratas e 28 bronzes na história dos Jogos, o boxe entra na disputa com o campeão mundial Everton Lopes, e Robson Conceição, no masculino, e Roseli Feitosa, no feminino.

Robson Conceição é destaque do boxe brasileiro em Guadalajara
Foto: Ricardo Duarte
Vela – Há chances reais de medalhas em todas as categorias.
Judô – Assim como a vela, o Brasil tem chance de medalhas em todas as categorias.
Tênis de mesa – Nesta modalidade, o país tem em Hugo Hoyama o seu recordista de medalhas de ouro em Pans: nove ao todo.
Vôlei de praia – Atual campeão no masculino e no feminino, o Brasil será representado por Juliana/Larissa e Alison/Emanuel.
Juliana e Larissa tentam o bicampeonato
Foto: Mauricio Kaye/CBV, Divlgação
Patinação artística – O gaúcho Marcel Stürmer tenta o tricampeonato.
Mountain bike – Em 2007, o Brasil ganhou medalhas de prata no masculino e no feminino.
Hipismo – Ouro por equipes na edição passada, o time segue comandado por Rodrigo Pessoa.
Programe-se! Confira o Brasil nos Jogos neste final de semana:
Sábado – 15/10
15h – Handebol feminino – Brasil x EUA
21h – Natação
11h – Pentatlo moderno feminino
20h – Taekwondo feminino – 49 kg
20h – Taekwondo masculino – 58 kg
22h – Vôlei feminino – Brasil x República Dominicana
Domingo – 16/10
15h – Handebol Masculino – Brasil x Canadá
22h – Natação
12h – Pentatlo moderno masculino
21h – Taekwondo feminino – 57 kg
21h – Taekwondo masculino – 68 kg
23h – Vôlei feminino – Brasil x Canadá
Confira no gráfico a seguir alguns números deste Pan-Americano:
