Os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo devem alterar os horários de atendimento de serviços em Blumenau. Nesta primeira fase, o Brasil estará em campo em três dias alternados: quinta-feira (24), às 16h; segunda-feira (28), às 13h, e sexta-feira (2), às 16h. A depender do horário, alunos serão liberados das escolas, bancos fecharão mais cedo e consultas não serão marcadas para os momentos das partidas. Veja abaixo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Educação
Nas escolas e creches municipais (Centros de Educação Infantil), em dias de jogos às 13h, os servidores assistem no local de trabalho, ao lado dos estudantes, e retornam às funções após o fim do jogo. Já nas partidas das 16h, os servidores e alunos serão liberados às 15h.
Nas escolas estaduais a recomendação é a mesma. Na próxima quinta-feira (24) e no dia 2 de dezembro, quando os jogos serão às 16h, os estudantes serão liberados às 15h. Na segunda-feira (28), a partida será assistida nas instituições de ensino.
Saúde
Todas as unidades de saúde, como postinhos e Ambulatórios Gerais da Família, estarão abertos normalmente. Porém, não haverá atendimento de consultas eletivas nos horários dos jogos. As equipes estarão de prontidão apenas para demandas emergenciais.
Continua depois da publicidade
Nos dois dias em que os jogos ocorrem às 16h, as unidades Estratégia Saúde da Família ( ESF) e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) fecham às 15h. Já os AGFs permanecem abertos, sem o atendimento de agendas eletivas, seguindo apenas com as demandas espontâneas e retomando as atividades após o término das partidas. Nessas datas o SAD e a policlínica mantém os atendimentos já agendados com a população e ficarão abertos.
Bancos
Em dias de jogos às 16h, o atendimento ao público nas agências será das 9h às 14h. Na segunda-feira (28) ou em dias que houver partida às 13h, o funcionamento será das 8h30min às 11h30min. Se o Brasil avançar de fase e jogar às 12h, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30min às 16h30min.
Lojas e supermercados
As empresas privadas podem liberar os funcionários nos horários dos jogos mediante compensação de horas, se quiser. Porém, no comércio, por exemplo, a orientação do Sindilojas é que os locais forneçam “televisores em suas dependências durante a transmissão, retomando as atividades logo após o término dos jogos”.
Outros serviços
Os serviços municipais não essenciais encerrarão o expediente uma hora antes do início dos jogos. Já os estaduais atenderão da seguinte forma:
Continua depois da publicidade
- Das 15h às 19h em dias de jogos às 12h;
- Das 8h às 12h em dias de jogos às 13h;
- Das 8h às 14h em dias de jogos às 16h.
Acesse também
Blumenau avalia terceirizar gestão do Aeroporto Quero-Quero antes de concessão
A multinacional da Espanha que está de olho em Pomerode
Qual será o destino da antiga fábrica da Dudalina em Blumenau