Arraste o sofá, ponha a poltrona para longe e a mesinha de centro o mais distante possível da televisão. Para dançar, é preciso espaço. Mania entre gamers de todo o mundo, jogos de dança estão tomando conta das salas de estar dos brasileiros. Os dois títulos de maior sucesso são Dance Central e Just Dance, ambos com a mesma proposta: na tela, personagens executam passos de dança enquanto o jogador tenta imitá-los. Sensores avaliam o movimento feito pelo jogador e atribuem uma pontuação para cada passo de dança.

Continua depois da publicidade

A seleção de músicas é composta de hits de diferentes épocas. De Blondie a Psy, jogadores são estimulados a executar passos de diversos níveis de complexidade.

– É muito divertido porque o público gamer não está acostumado a dançar, então os movimentos que acabam saindo são muito engraçados- conta o estudante de Publicidade e jogador de Dance Central Lucas Gobatto, de 21 anos.

Os jogos já passaram por atualizações. O Dance Central está na terceira versão e o Just Dance na quarta. Uma observação importante para quem está a fim de testar os jogos é de que é preciso espaço. Movimentos amplos (e às vezes difíceis) exigem concentração e poucos móveis ao redor.

-Quando vou jogar sozinha, arrasto um pouco os móveis e fica tranquilo. Quando tem mais gente, não adianta, as pessoas acabam se batendo, mas é divertido- afirma a estudante de Design Gráfico e viciada em Just Dance Débora Pereira, de 22 anos.

Continua depois da publicidade

Ficou curioso? Os títulos estão disponíveis no Brasil para PlayStation 3 (com PlayStation Move), Xbox 360 (com Kinect) e Wii.

Just Dance 4

Ubisoft

Plataformas:PlayStation3, Xbox 360, Wii

Preço Sugerido: R$ 129,00

Dance Central 3

Harmonix

Plataformas:PlayStation3, Xbox 360, Wii

Preço Sugerido: R$ 169,00