Nenhuma montadora está livre de um recall, mas recentemente chama a atenção o número de vezes ao qual a Cybertruck da Tesla tem retornado às concessionárias: só neste ano foram sete vezes! O mais recente recall envolve o sistema de monitoramento de pressão dos pneus em quase 700 mil veículos Tesla, incluindo a cultuada picape.
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Quem faz a convocação nos EUA é a agência chamada National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA). De acordo com o órgão, existe uma falta de memória no sistema que não avisa o motorista sobre a baixa pressão do pneu se ele já foi avisado anteriormente, mesmo que o problema persista.
O recall afeta cerca de 695 mil unidades dos modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A agência federal responsável pela fiscalização informa que todos os veículos com o software defeituoso estão incluídos no recall.
Veja fotos da Cybertruck da Tesla
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Contudo, a correção é simples: a Tesla começou a implementar uma atualização gratuita via wireless para o software TPMS em novembro. Esse sétimo recall acontece após outros seis que incluem problemas como aceleradores travados, falhas no capô, questões na direção eletrônica e luzes de advertência que não estavam em conformidade.
A cultuada Cybertruck
A Tesla Cybertruck foi um dos lançamentos mais importantes para o mercado automotivo americano no ano passado. Não apenas em termos de estilo, mas em termos de significado: a chegada da primeira marca de carros elétricos do mundo no segmento de picapes, que é o mais vendido dos EUA.
A Cybertruck de visual futurista é um dos veículos mais caros da Tesla, com preços que variam de 80 mil a 102 mil dólares, dependendo da configuração.
O preço também pode subir mais, se o cliente escolher pelo modo Full Self-Driving (assistência semi-autônoma), que se soma mais oito mil dólares. A Tesla não informou as vendas, mas há uma estimativa que quase 30 mil Cybertrucks devem ser emplacadas em 2024, o suficiente para colocá-la como líder do segmento de picapes elétricas.
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Os sete recalls da Cybertruck em 2024
- Painel de instrumentos: em janeiro, um recall foi emitido para modelos Tesla, incluindo a Cybertruck, por problemas relacionados ao painel de instrumentos. Os avisos de freio e ABS seriam pequenos, segundo a NHTSA. A Tesla fez uma atualização remota;
- Pedal do acelerador: em abril, a Tesla notificou 4 mil Cybertrucks devido a um problema em que o pedal do acelerador poderia ficar preso. A empresa readequou ou substituiu o conjunto do pedal para os proprietários afetados;
- Limpador de para-brisa: em junho, a Tesla realizou o recall para a Cybertruck por uma falha potencial no limpador de para-brisa dianteiro, cujo motor poderia pifar. O reparo exigia a troca do componente nas concessionárias;
- Problemas com peças de acabamento: também em junho, a Tesla fez o recall da Cybertruck por irregularidades nas peças de acabamento do teto que poderiam se soltar. O chamado era um retorno às concessionárias para substituição da peça;
- Câmera de ré: em outubro, a Tesla anunciou o recall por causa de um atraso na exibição da câmera de ré. O problema foi solucionado com uma atualização via software;
- Unidade do inversor: em novembro, a Tesla fez o recall de algumas unidades da Cybertruck após detectar falha na unidade do inversor, que poderia resultar em perda de torque e controle da direção, com a substituição da unidade;
- Monitoramento da pressão dos pneus: em dezembro, a Tesla convoca quase 700 mil veículos de 16 modelos diferentes por problema com seu sistema de monitoramento de pressão dos pneus. A luz de advertência que monitora a pressão dos pneus pode não ficar acesa, e assim os motoristas podem não saber que a pressão dos pneus está baixa, com potencial risco de acidente. A Tesla está lançando uma atualização remota de software para ajudar a corrigir o problema.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
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