Quatro de novembro de 2014. Esta pode ser mais uma das datas especiais que o torcedor do Joinville espera guardar na memória. As lembranças mais recentes dos tricolores fanáticos são a dia 17 de outubro de 2011 – jogo que marcou o acesso para a Série B – e o 3 de dezembro de 2011 – data do primeiro título nacional. Se tudo der certo, o 4 de novembro será lembrado como o dia em que o JEC voltou à elite do futebol brasileiro. Para isso, o Tricolor precisa vencer o Sampaio Corrêa, às 21h50, no Estádio Castelão, em São Luís (MA).

Continua depois da publicidade

Além deste resultado, o torcedor do JEC irá torcer por um tropeço do rival Avaí, que joga antes, às 19h30, contra o Oeste, na Ressacada. Como secar o Leão é algo que quase todo o torcedor do JEC gosta, a noite pode terminar de forma especial para os joinvilenses.

Mas, mesmo que o acesso não venha com uma vitória nesta terça, a consolidação da vaga pode acontecer nesta semana. Neste caso, o JEC deve torcer por um tropeço do Atlético-GO, que joga na sexta, contra o Ceará, fora de casa.

:: ‘Temos uma possibilidade grande de sermos campeões’, diz técnico do JEC

Continua depois da publicidade

:: JEC terá de superar bom desempenho do Sampaio Corrêa no Castelão

Ou seja, o cenário para o retorno à Série A está pronto. Falta agora o Tricolor fazer a sua parte. E se depender da vontade dos atletas, a vaga será confirmada ainda nesta semana. Eles garantem que todo o desgaste da competição, o cansaço da viagem, a perda de jogadores-chave (como Jael e Wellington Saci) e o desejo da torcida só fortalecem a equipe neste momento decisivo.

– É um momento muito especial por tudo que passamos. Jogamos uns pelos outros e pelos nossos companheiros que não podem fazer parte desta conquista. Não queremos deixar essa oportunidade passar – garantiu o capitão Marcelo Costa.

Para o camisa 10, há virtudes que não podem faltar para os tricolores nesta noite.

– O empenho, a concentração, a garra que temos demonstrado fora de casa. Tudo isso será fundamental para que a gente vença – concluiu.

Continua depois da publicidade

Marcelo Costa tem razão. Se o Joinville repetir o espírito dos últimos cinco jogos, certamente sairá vitorioso de campo. Só não é possível cravar quando é que virá esta vaga na elite. Mas, quando ela vier, os tricolores tem convicção que a festa não terá nem dia nem hora para acabar.