A quarta edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina encerrou nesta sexta-feira, na cidade de Chapecó, com o município sede confirmando a condição de campeão geral pela quarta vez consecutiva. Desde a sua primeira edição, os chapecoenses, que também foram os primeiros a realizar o evento em 2005, levantam o troféu.

Continua depois da publicidade

Na classificação geral, Chapecó somou 176 pontos contra 106 de Joinville, segundo colocado, e Concórdia, terceiro lugar, com 84 pontos. A competição iniciou no último dia 25 de agosto com a presença de 55 municípios e mais de 1.500 atletas. Foram realizadas disputas nos quatro segmentos de deficiência (auditiva, visual, física e mental) em ambos os naipes, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, ciclismo, natação, goalball, bocha, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

No último dia de competições foram definidos os troféus de oito modalidades. No tênis de mesa, por exemplo, o campeão do masculino no segmento deficiente físico foi a equipe de Itajaí, que venceu a partida contra Chapecó por 3 a 0. Na decisão do feminino no mesmo segmento, foi a vez de Pomerode comemorar mais uma medalha de ouro com vitória por 3 a 0, também sobre os chapecoenses.

No futsal masculino, no segmento deficiente mental, a vitória foi de Videira, por 4 a 0 sobre os favoritos de Caçador. No futsal deficiente auditivo masculino, o título foi para Chapecó.

Nas competições de bocha no segmento deficiente físico, Xaxim levou o troféu ao vencer Guaramirim por 12 a 1 enquanto Chapecó ficou com o título na bocha no segmento deficiente mental depois de vencer Rio do Sul por 12 a 9. Na bocha masculina para deficientes auditivos a vitória foi para Concórdia em decisão por 12 a 10 contra Chapecó e na bocha feminina para deficientes mentais as vencedoras foram de Iporã do Oeste depois de um placar de 12 a 11 contra Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

Por último, no basquete masculino do segmento deficiente mental, Botuverá ficou com o troféu depois de vencer a partida final contra Brusque por 44 a 36. Já Concórdia encerrou as disputas dos 4º Parajasc com a vitória sobre Joinville por 55 a 33 no basquete masculino para deficientes físicos (cadeirantes).