O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na noite desta quinta-feira, manhã de sexta no Japão, a suspensão provisória da oposta da seleção brasileira de vôlei feminino, Tandara, reprovada em um exame antidoping realizado no mês passado.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No comunicado do COB, a informação é de que a atleta de 32 anos violou a regra de antidopagem da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), em exame realizado no dia 7 de julho, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema.

A jogadora vai retornar ao Brasil já nesta sexta-feira, desfalcando a seleção brasileira no confronto diante da Coreia do Sul, às 9h (de Brasília) também nessa sexta, pela semifinal dos Jogos de Tóquio.

Ainda no comunicado, o COB não apontou qual foi a violação da atleta, apenas que recebeu a informação da ABCD nesta última madrugada.

Continua depois da publicidade

Neste caso, somente Tandara é desligada e o time não é penalizado. Nos casos de esportes coletivos, as equipes só podem ser punidas caso mais de um atleta tenha o teste positivo para substâncias proibidas.

> Confira o quadro de medalhas dos Jogos de Tóquio

Confira a nota oficial do COB:

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de voleibol disputa a partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão).

Leia também:

> Como acompanhar as Olimpíadas na NSC

> Veja os catarinenses que já conquistaram medalhas olímpicas

> Relembre as aberturas mais marcantes das Olimpíadas