O jogador de futebol Tom Lockyer quer voltar aos campos usando um desfibrilador implantável. O capitão do Luton Town sofreu um parada cardíaca durante uma partida na Premier League, no dia 16 de dezembro de 2023 no jogo contra o Bournemouth.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Agora, os médicos implantaram no jogador um desfibrilador interno, chamado cardiodesfibrilador implantável (CDI). Esta não é a primeira vez que um jogador de futebol utiliza este aparelho. Na Copa do Mundo 2022, do Catar, o dinamarquês Christian Eriksen e o holandês Daley Blind disputaram o mundial utilizando o CDI.

O aparelho detecta uma arritmia no coração da pessoa, e então lança impulsos elétricos que fazem o coração voltar a bater corretamente. Segundo o ge, os médicos dizem que é uma espécie de marcapasso, implantado sob a pele e com ligação direta ao coração, que monitora a frequência cardíaca 24h.

Continua depois da publicidade

Em 2022, os dois jogadores que participaram da Copa do Mundo do Catar usando desfibriladores implantáveis tiveram liberação do comitê de saúde responsável pelo evento. A participação sem incidentes provou que é possível praticar atividades físicas com o aparelho implantado.

Os médicos, inclusive, recomendam que os pacientes façam exercícios físicos depois de ter o CDI implantado, mas não incentivam a participação em competições de alto nível, que exijam muito do atleta. À Sky Sports, Tom Lockyer disse que vai se resignar se não puder jogar novamente.

– Se não puder jogar novamente, posso dizer que fui capitão do Luton na Premier League e marquei um gol na Premier League. Tenho muita sorte de ter tido bons momentos na minha carreira e marcar um gol na Premier League é algo com que sonhamos quando criança – disse o jogador.

Veja também: as versões das 12 camisas dos times do Campeonato Catarinense 2024 criados por inteligência artificial

Continua depois da publicidade

Assista também

*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.