Os australianos faturaram os títulos nas duas provas que abriram o World Championship Tour (WCT) – divisão de elite do circuito mundial de surfe – na Austrália. A faixa do atual bicampeão mundial, o havaiano Andy Irons, foi carimbada por Michael Lowe no primeiro evento da temporada, no início de março, na Gold Coast. E nesta quinta, dia 15, Joel Parkinson conseguiu a revanche nas derrotas sofridas para Irons nas três finais que os dois disputaram no ano passado, sendo que a primeira delas também foi em Bell’s Beach.

Continua depois da publicidade

Os dois se enfrentaram na primeira semifinal e em 12 minutos o australiano massacrou o bicampeão do Rip Curl Pro com um incrível recorde de 19,50 pontos de 20 possíveis, tirando uma nota 9,5 em sua primeira onda e arrancando a única nota 10 de toda a competição em sua segunda onda. A brilhante apresentação se repetiu na decisão 100% australiana contra o amigo Taj Burrow. Com notas 9,63 e 7,50 nas duas primeiras ondas, garantiu o prêmio máximo de US$ 30 mil e os 1.200 pontos que o levaram para o segundo lugar no ranking, que voltou a ser liderado por Andy Irons.

O próximo desafio do WCT 2004 será nas temidas ondas de Teahupoo, entre os dias 6 e 16 de maio, no Tahiti. O Billabong Pro Teahupoo foi um dos três eventos que o australiano Taj Burrow, assim como Joel Parkinson, disputou e perdeu a grande final no ano passado. Agora, o surfista cujas únicas duas vitórias no WCT foram conquistadas no Brasil, completou o seu quarto vice-campeonato consecutivo. Já Joel Parkinson conseguiu encerrar esta síndrome do vice com o título do Rip Curl Pro 2004.